5 móveis para quem mora sozinho

5 móveis para quem mora sozinho: pode ser um sonho libertador ou um pesadelo de solidão. Por isso, o planejamento é fundamental quando se opta a dar mais esse passo na vida. Para te ajudar nessa missão, queremos trazer nesse post dicas de planejamento e a descrição de cinco móveis indispensáveis para quem mora sozinho.

De acordo com o IBGE 11,7milhões de brasileiros vivem sozinhos, isso corresponde a 16,2% dos lares. Mesmo com tanta gente optando em morar sozinho é preciso refletir que essa decisão tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens de se morar sozinho

A primeira vantagem e talvez a mais importante é a questão da liberdade e independência que se tem quando se mora sozinho. Liberdade para tudo: dormir e acordar na hora que se bem entende, sair e chagar, receber amigos e muito mais. Quem mora sozinho não precisa dar satisfação de sua vida e rotina para ninguém e isso, sem dúvida, é libertador.

Outro fator atraente para quem mora só, é a privacidade. Você não precisa fechar a porta do banheiro se está sozinho, não é mesmo? Morar sozinho é única forma de se ter realmente a privacidade dos sonhos.

Algo importante que acontece quando moramos sozinhos é o amadurecimento que obtemos com essa experiencia. Morar sozinho também requer comprometimentos e responsabilidades, que por sua vez, nos tornam pessoas mais maduras.

Enfim, morar sozinho te faz refletir que a vida é sua e você a vive como bem entender, inclusive com relação a sua casa. Você planeja, decora e cuida da casa do jeito que achar melhor.

Desvantagens de morar sozinho

Como falamos, morar sozinho requer planejamento e responsabilidades. É preciso ter um compromisso consigo mesmo para assumir os infortúnios da vida. A final de contas, não dá para morar sozinho e correr para casa dos pais quando a fome aperta, não é mesmo?

Assumir responsabilidades significa ter o controle de sua própria vida, por isso, temos de ter em mente que morar sozinho quer dizer “contar apenas consigo mesmo”, seja para pagar uma conta, fazer o jantar ou lavar a roupa. Isso pode soar de forma trágica, mas entenda: assumir responsabilidades faz parte do processo e precisa ser encarado como algo bom.

Outro ponto negativo de quem mora sozinho é o fato de chegar em casa e não ter ninguém para te receber ou para dividir as atribuições do lar. No entanto, quando temos os móveis e eletrodomésticos certos em nossa casa, essa desvantagem pode ser suavizada e a solidão pode ser resolvida com uma chamada de vídeo, por exemplo.

 

5 móveis para quem mora sozinho: dicas de planejamento para quem quer morar sozinho

Se você ainda não mora sozinho, mas está pensando nessa possibilidade, fique atento as dicas de planejamento que vamos te dar a partir de agora.

– Tenha uma reserva financeira

As finanças podem ser o principal impacto para quem quer morar sozinho. Antes de sair da casa dos pais você precisa fazer uma reserva financeira que garanta o seu sustento mesmo que aconteça algum imprevisto. Segundo os economistas, o ideal é ter uma reserva equivalente a quatro meses de salário.

– Cuidado na escolha do imóvel

É preciso pesquisar um bom imóvel. Para isso, priorize aqueles mais próximos do seu trabalho ou faculdade, assim também é possível economizar com transporte. Seja realista com o quanto pode gastar de aluguel. Os economistas alertam que o aluguel não deve representar mais do que 30% dos seus ganhos.

Tenha um controle financeiro das suas despesas

Quando não temos a responsabilidade de pagar as contas, nem sempre sabemos quanto se gasta com energia, gás, água, compra de supermercado, etc. No entanto, quem mora sozinho tem de se virar com as despesas.

Mantenha todos os gastos anotado e saiba quanto pode gastar por mês com alimentação, transporte, academia, lavanderia, etc.

– Aprenda a fazer o serviço doméstico

Tá aí uma coisa não muito legal! Quem mora sozinho, tem que se virar. Tem que saber lavar a roupa e cuidar da casa. Como falamos, há muitos eletrodomésticos que podem ajudar, mas algumas coisas você terá de fazer.

5 móveis indispensáveis para quem mora sozinho

Definir as prioridades na hora de planejar sua casa é fundamental, de modo a otimizar seus recursos e obter o maior proveito em sua nova casa. Quem mora sozinho tem a vantagem de ter pertences que atendam a necessidade de uma única pessoa, mas isso não deve ser uma regra na hora da escolha dos móveis.

Então, fique ligado nas dicas de móveis para sua nova casa.

1 – Cama de Casal ou Queen Size

Não é porque você mora sozinho, que deva ter uma cama pequena. A final, não está descartado a ideia de uma companhia uma vez ou outra, certo? Ter uma cama um pouco maior do que a de solteiro é um investimento que lhe proporcionará conforto em suas noites.

Vamos deixar alguns modelos aqui para você conferir:

Cama Box + Colchão Queen Size Imperatore Eco Bamboo Herval

Cama Box + Colchão Casal Imperatore Eco Bamboo Herval 

2 – Arara de roupas ou roupeiro pequeno

Se você é do tipo que tem poucas roupas e é contra o consumismo exagerado, a ideia de ter uma arara de roupa, além de deixar o ambiente super despojado, é uma ótima opção de economia.

Mas, se você tem muitos pertencem, então o ideal é ter um roupeiro de solteiro. Opte por um modelo que já possua espelho, assim você dispensa a compra de um espelho separado. Os modelos rústicos de madeira são muito duráveis e garantem um estilo de qualidade ao seu quarto.

Veja alguns modelos:

Arara De Roupas Madeira Móveis Rústicos Lennon

Guarda Roupa 4 Portas Madeira

3 – Armário multiúso

Como o próprio nome diz, muitas coisas podem ser guardadas em um armário multiúso, por isso ele é prático para quem mora sozinho. Pense em algo que você tenha que organizar em quantidade. Pode ser material de estudos, sapatos ou até mesmo uma coleção de objetos pequenos. O armário multiúso se adéqua bem em qualquer cômodo da casa.

4 – Mesa com 4 cadeiras

Bem, na verdade, você só precisa de uma cadeira. Mas vamos combinar que não dá para receber ninguém em casa sem ter um lugar para sentar, certo? Uma mesa pequena em sua cozinha, com poucas cadeiras, poderá servir para suas refeições e também para seu momento de estudo e trabalho home-office.

Clique aqui e dê uma olhada nesse modelo, você vai amar!

5 – Kits de cozinha compactos

Se vai morar sozinho provavelmente não terá muitos pratos para guardar. Mas isso não quer dizer que precisa ter uma cozinha desorganizada. Invista no móvel certo para sua cozinha. Um kit de cozinha compacto é composto por um armário para balcão de pia e um armário aéreo. Ideal para uma cozinha pequena.

Veja alguns modelos:

Kit Armário E Balcão De Pia 1,20m Madeira Maciça Móveis Rio Negrinho

Kit Aéreo + Balcão De Pia Com Detalhes Em Amarelo De Madeira Maciça Móveis Rio Negrinho

Gostou das dicas? Então está na hora de encarar esse desafio, viver novos momentos em sua vida e ter seu cantinho. Até a próxima.

Fique por dentro também de Como A Decoração Afeta O Nosso Humor.

Author

Share