Início Decoração Como criar o espaço rústico dos seus sonhos

Como criar o espaço rústico dos seus sonhos

Como criar o espaço rústico dos seus sonhos: Você já pensou em ter um cantinho na sua casa que lhe fizesse parar por um instante e se conectar com as coisas simples da vida? Um cantinho rústico que lhe traga conforto para parar no meio do dia, respirar e pensar em coisas boas? Um cantinho para fugir dos problemas e se concentrar no presente?

Que tal ter um cantinho desses em sua casa? Um espaço rústico dos sonhos para trazer leveza ao sistema agitado em que vivemos…

Há um tempo, poderíamos dizer que a decoração com estilo rústico era exclusividade das casas de campo. No entanto, hoje, o rústico se une ao moderno num movimento que traz um charme único e confortável, trazendo a nossa lembrança os elementos da natureza.

Para entender melhor como criar esse espaço rústico dos sonhos, vamos te trazer dicas incrivelmente fáceis de serem implementadas. Respire fundo e mergulhe nessas ideias.

As principais características da decoração rústica

Os materiais com características rústicas possuem uma proximidade maior com a natureza e, portanto, em um mundo moderno e tecnológico, proporcionam o resgate de memórias afetivas que, por vezes, nos trazem boas recordações.

Isso acontece porque a afetividade e lembrança de momentos em que estivemos mais próximos da natureza ajudam a constituir o que faz parte desse estilo.

A principal característica da decoração rústica é o material de acabamento que essencialmente possui elementos próximo ao natural, ou seja, na forma mais semelhante à encontrada na natureza.

A palha, o barro, a pedra, o cobre e a madeira são exemplos de elementos que nos remetem lembranças de nossos antepassados. Assim, consequentemente, experimentamos sensações de nostalgia, afeto, conforto, e carregamos recordações do que vivemos e até do que gostaríamos de ter vivido. A decoração rústica tem esse efeito em nós e é preciso saber usá-la para usufruir de seus benefícios.

Como usar os móveis de madeira em seu cantinho rústico

Temos sempre a ideia de que tudo o que é de madeira é rústico e isso de fato é uma realidade. No entanto, não é preciso ter um espaço com móveis todos da mesma cor e com a madeira brilhante, cortada à mão, como vemos em casa de campo com decorações extremamente rústicas ou coloniais. Há inúmeros projetos, com modelos modernos que podem ser desenvolvidos com a madeira.

Os móveis de madeira trazem conforto visual, são convidativos e podem se combinar com diversos outros materiais e acabamentos. Por ser versátil e, ao mesmo tempo, clássico, a madeira dispõe de amplas possibilidades de aplicação.

Para dar um toque sofisticado, basta decorar os móveis com objetos em metal ou em vidro. Essa mistura que faz o rústico elegante é tendência há algum tempo e faz todo sentido para o ambiente urbano: a madeira e o vidro; a madeira e o metal; a madeira e o acetato.

Quer uma dica incrível de móvel de madeira com adaptação em vidro? Clique aqui. Móveis como este tem o poder de deixar seu espaço rústico muito elegante.

Use plantas para tornar a sua decoração rústica

O primeiro significado de rústico é relativo ao campo, à zona rural. Por isso, para criar um cantinho rústico em sua casa, o uso de plantas pode ser um ótimo recurso.

A vegetação traz vida à decoração, ela nos leva às experiências próximas da natureza, e, portanto, pode ser uma boa escolha mesclar em cada ambiente flores e folhas. O único detalhe é conhecer quais espécies de plantas se adaptam melhor ao ambiente que se quer decorar.

Vale apostar em diversos recursos para posicionar os vasos no local. Por exemplo, os vasos pendurados dão uma noção diferente do uso do espaço, ao mesmo tempo que exigem uma atenção no que diz respeito à irrigação para não haver goteiras no chão.

Além dos vasos pendurados, vale também pensar em diferentes alturas de suportes para as plantas. E aí, se a ideia for manter um estilo rústico, aposte muito na madeira, em pedaços de troncos recuperados, tudo que fizer essa referência aos elementos da natureza.

Expor as plantas em prateleiras, ainda que seja em meio a livros e fotos, cria todo um aspecto rústico simpático para aqueles que frequentam o ambiente.

Como criar o espaço rústico dos seus sonhos: Aposte nos artesanatos

Um artesanato é um artefato realizado manualmente com objetivo mais comercial que artístico. Por isso, é mais acessível que a peça de arte, ainda assim, ele traz uma rusticidade característica. É uma modelagem comprada em uma cidade histórica, ou um objeto carinhosamente feito e oferecido por alguém. Esses elementos, combinados a uma decoração cuidadosa, auxiliam na criação do conforto do ambiente, e ainda contribuem com o valor afetivo do cantinho rústico.

Imagine quantas histórias incríveis lhe virão a memória em cantinho rústico cheio de artesanatos!

Basta um cantinho

O mais incrível nesse conceito é que você não precisa decorar a sua casa toda em um único estilo. Você pode aproveitar uma reforma em apenas um cômodo e criar o seu cantinho em estilo rústico.

Ou melhor, você pode, inclusive, criar o cantinho do cantinho! Como? Imagine uma sala que tenha um espaço sobrando… Que tal colocar nesse espaço uma estante de livros de madeira, duas ou três plantinhas, uma poltrona de madeira e couro, um carpete sintético com estampa animal print, e um lamparina que lembre os tempos da bisavó?

Pronto, você terá um cantinho rústico de leitura.

Na cozinha, crie o cantinho rústico do café. Basta ter um aparador de madeira, alguns quadrinhos com frases para motivar o seu dia, xicaras de café do tempo da vovó e uma plantinha.

No quintal, crie o seu jardim rústico. Use um banco de madeira, alguns vasos de flores e uma mesinha de centro para apoiar aquele cafezinho no fim da tarde.

Gostou das dicas? Que tal criar seu próprio cantinho rústico? Conte com os móveis de madeira da BV Magazine para criar um espaço incrível em sua casa.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui