Como o clima pode influenciar na qualidade dos móveis

+28
°
C
H: +29°
L: +22°
Sudeste
Quarta-Feira, 09 Março
Ver Previsão de 7 Dias
Qui Sex Sáb Dom Seg Ter
+33° +23° +22° +20° +23° +27°
+22° +18° +16° +19° +18° +20°

Como o clima pode influenciar na qualidade dos móveis: os móveis de madeira, com certeza, são mobiliários muito mais duráveis quando comparados a outras matérias-primas. Não é incomum encontrarmos móveis de madeira que passam de pais para filhos, transcendendo gerações. Mas, há um detalhe importante a ser observado:

“Você sabia que o clima tem influência direta na forma como a madeira se comporta em móveis e outras estruturas?” Isso é o que diz a empresa Montana, especialista no tratamento, proteção, preservação e acabamento de madeira no mercado.

De acordo com a empresa expert, isso acontece porque a madeira pode absorver e liberar umidade em variações climáticas extremas, ou seja, em temperaturas mais elevadas ou amenas.

Mas a boa notícia é que isso não deve se transformar em um problema quando a madeira recebe alguns tratamentos específicos. É sobre isso que queremos falar neste post.

Vamos entender um pouco mais sobre a influência climática na qualidade da madeira:

Você já ouviu a frase “A madeira empenou”? Nos segmentos que utilizam a madeira como principal matéria-prima, é muito comum ouvir essa frase. No entanto, você sabe o que quer dizer o termo madeira empenadae qual a relação desse processo com a qualidade e a aparência da madeira?

De modo geral, o empenamento da madeira acorre como resultado das constantes variações climáticas de umidade e temperatura, causando possíveis encolhimentos e dilatações nas superfícies da matéria e afetando o acabamento e os pontos de encaixe das peças.

No inverno, por exemplo, a madeira utilizada na fabricação de móveis e outras estruturas “trabalha mais”, ou seja, sofre um desgaste natural que causa ressecamento na matéria. Isso ocorre por tratar-se de uma estação mais delicada, onde há combinação entre ar seco, frio e a necessidade do uso de equipamentos aquecedores de ambiente.

Já no verão, a madeira pode inchar e aumentar consideravelmente de volume. Esse fato se dá pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar, tornando-se comum nesses casos o aparecimento de rachaduras, trincas, desbotamentos, problemas de encaixe e o apodrecimento da madeira.

Mas fique tranquilo! Isso não será um problema se você souber como cuidar do seu móvel. Vamos te dar algumas dicas e informações importantes para manter seu móvel de madeira sempre com aspecto impecável.

Como proteger as superfícies de madeira?

Bem, primeiramente é importante saber que em alguns casos, o processo de dilatação e encolhimento do material causado pelas constantes variações climáticas pode ser revertido naturalmente. Uffaaa!!!!

No entanto, haverá ocasiões mais extremas que danificarão o acabamento, interferindo na funcionalidade da estrutura, influenciando a aparência e a qualidade da madeira. Nessas circunstâncias é fundamental proteger as superfícies de madeira para evitar que condições climáticas adversas e mudanças bruscas de temperatura deformem o substrato.

Para proteger as superfícies de madeira, a aplicação de stain ou vernizsão uma boa saída.

Como o clima pode influenciar na qualidade dos móveis: O Stain

Diferente do verniz, o stain protege a madeira, sem abrir mão do aspecto natural da peça.

A gerente técnica e de assuntos ambientais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas -Abrafati, Gisele Bonfim, explica que os “Stains são acetinados, realçam os veios da madeira e não formam filme sobre sua superfície, mantendo o aspecto natural e rústico dos móveis de madeira”.

Trata-se de uma resina de efeito decorativo que ressalta a tonalidade natural da madeira. É um excelente produto para proteger os móveis que possam estar em ambientes abertos, uma vez que repele a água da chuva e combate a formação de fungos, reduzindo o empenamento e protegendo contra raios UV e o ataque de fungos.

O Stain é uma resina considerada de fácil aplicação e manutenção. Seu acabamento é perfeito, ele é absorvido completamente pela madeira, por isso não trinca e não forma camada de filme de proteção.

É possível encontrar esse produto em duas versões: o preservativo, com ação fungicida; e o de acabamento, que não possui nenhum inseticida em sua composição.

Algumas dicas são importantes para o uso desse produto

-Evite manipular o stain em dias muito frios, com temperaturas abaixo dos 10°C.

-Evite também aplicá-lo em madeiras verdes ou molhadas.

-Não é preciso usar o produto em excesso, tampouco se deve usá-lo em ambientes fechados e úmidos, ou diretamente sobre outros acabamentos (tintas e vernizes).

A manutenção é bem simples, uma vez que a película, por não trincar, não se desprende da madeira. Portanto, quando desgastada, basta fazer uma nova aplicação:

-Lave a superfície;

-Espere secar;

-Faça um novo lixamento com esponja comum de limpeza;

-Reaplique uma ou duas demãos do produto.

Como o clima pode influenciar na qualidade dos móveis: O verniz

Já o verniz, permanece do lado de fora da superfície, formando uma barreira protetora. Dessa forma, protege a madeira contra a exposição às intempéries naturais, chuva e luz solar direta, realçando o aspecto natural do substrato.

Ao contrário do stain, ele é vendido nos acabamentos brilhantes, acetinado e fosco, e altera o aspecto natural da madeira. Seu modo de aplicação e o número de demãos devem seguir as instruções da embalagem, o que pode mudar a cada fabricante.

No entanto, há algo em comum na aplicação do verniz, trata-se das etapas básicas de aplicação, que são: 

-O lixamento da peça, que deve ser feito sempre no sentido dos veios da madeira;

-A limpeza da superfície;

-A aplicação da primeira demão, com pincel ou rolo, sempre no sentido dos veios.

Uma dica importante que faz total diferença no acabamento da peça é ainda na primeira demão, após alguns minutos da aplicação, utilizar uma trincha para uniformizar o acabamento. O intervalo entre demãos deve ser de pelo menos 12 horas.

Independente de sua escolha, stain ou verniz, na hora de proteger a madeira e evitar empenamentos, dilatações e encolhimentos causados por influência do clima, lembre-se de buscar produtos que sejam de alta qualidade para garantir um excelente resultado.

Como o clima pode influenciar na qualidade dos móveis: Quer saber mais sobre como cuidar de seus móveis de madeira? Leia também: Dicas para cuidar dos móveis de madeira rústico

Autor

Compartilhe