Como organizar o guarda-roupa das crianças

Como organizar o guarda-roupa das crianças

Como organizar o guarda-roupa das crianças: A chegada de um filho muda toda a rotina e os hábitos de uma casa. E organizar os pequenos pertences passa a ser um grande desafio para os pais. Seja qual for a idade dos filhos, eles são sempre capazes de fazer uma verdadeira bagunça, principalmente se não lhes forem ensinados o hábito de colocar no lugar os objetivos retirados.

Para ajudar nessa tarefa, fizemos este artigo algumas dicas de como organizar o guarda-roupa das crianças e, ao final, um bônus para te ajudar a manter tudo em seu devido lugar.

Principais dicas de como organizar o guarda-roupa das crianças

Invista em caixas organizadoras

Roupas e sapatos de crianças são objetos pequenos. Muitas vezes o móvel não vem com a quantidade e o tamanho de divisórias necessárias para dispor todos os pertences de maneira bem organizada.

Por isso, você pode comprar ou mesmo fazer com materiais que já tem em casa organizadores e divisórias para separar e colocar cada item no seu devido lugar. Até mesmo dentro das gavetas, que costumam ser espaçosas e propícias para guardar mais de um tipo de coisa.

Guarda-roupa compartilhado

Para quem tem mais de um filho e eles dividem o mesmo quarto, é fundamental separar um lado do móvel para um e um lado para o outro.

Definir que os pertences de ambos ficarão separados não somente em gavetas diferentes mas em lados opostos vai ajudar no processo de como organizar o guarda-roupa das crianças.

Isso vai evitar que eventualmente alguma peça seja guardada por engano na parte destinada ao outro filho.

Utilize cabides

O hábito de colocar as roupas em cabides é muito eficiente para o guarda-roupa das crianças

Isso porque as peças são pequenas e, quando penduradas, permitem que sobre bastante espaço no mesmo nicho, para que seja utilizado com outras coisas. Roupas e sapatos, por exemplo, podem tranquilamente dividir a mesma área.

Além disso, você vai ter sempre a roupa que quiser em mãos e não amarrotadas; prontas para usar.

Como organizar o guarda-roupa das crianças: Separe por categorias

Assim como nós adultos, as crianças também têm as roupas de sair, as de brincar, as de ficar em casa, etc. Nesse quesito, o guarda-roupa deles não vai ser muito diferente do nosso.

Se esse critério não facilitar, você pode utilizar a separação por cores ou por tipo (vestidos, blusas, shorts, etc.).

Facilite o acesso

Os itens de maior necessidade devem ser colocados dentro do móvel numa altura propícia para o alcance dos menores.

Isso vai ser útil tanto para manter o hábito de como organizar o guarda-roupa das crianças quanto para gerar autonomia e independência nos seus filhos.

Assim, eles podem manusear de forma direta aquilo que mais precisam, desenvolvem-se como pessoas e ficam menos dependentes de seus pais.

Invista numa rotina de organização

A gente sabe que é desde cedo que se aprende o básico de higiene e organização. Se você permite que seu filho desarrume o quarto e não o ensina a colocar no lugar tudo o que foi retirado, não poderá no futuro se queixar da forma como o mesmo vai cuidar das coisas em casa.

A bagunça que eles fazem nem sempre é uma coisa negativa, afinal está na natureza da idade. Eles são curiosos, gostam de mexer em tudo e não querem desperdiçar o tempo de brincar com arrumação.

Porém, não é útil que você aprenda como organizar o guarda-roupa das crianças se não ensiná-las a devolver tudo que tirarem de lá.

E não se engane: se a criança, por menor que seja, consegue tirar do lugar, então ela tem a mesma capacidade de guardar.

Por isso, tire um tempo diário para explicar aos pequenos a importância de ter todos os seus pertences organizados. Por mais que leve tempo e dê um pouco de trabalho, afinal é uma tarefa que quase todo mundo resiste em fazer,

desenvolva dentro de casa o hábito de arrumar a bagunça que fizer. Os pequenos não aprendem somente com palavras de ordem, mas principalmente com o exemplo.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Tire todas as suas dúvidas sobre como organizar o guarda-roupa das crianças.

Conheça um pouco mais sobre a BV Magazine, Clique aqui. Mantenha-se sempre bem informado assinando gratuitamente nossa newsletter para receber a atualização de conteúdo.

Author

Share