O que é o Halloween?

O Dia das Bruxas, comemorado em 31 de outubro, é uma festividade repleta de tradições, mistérios e diversão. Conhecido como Halloween, esse evento tem suas raízes em tradições antigas que remontam a diferentes culturas e crenças.

Sua celebração está associada a rituais celtas, particularmente o festival celta chamado “Samhain”. Os celtas, que habitavam a região onde hoje é Irlanda, Reino Unido e norte da França, acreditavam que, no fim de outubro, os espíritos dos falecidos retornavam para visitar o mundo dos vivos. Samhain marcava o fim do verão e o início do inverno, considerado um momento em que o véu entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava mais tênue.

As pessoas acendiam fogueiras e usavam máscaras para afastar os espíritos e criaturas indesejadas, enquanto também ofereciam alimentos e faziam rituais para homenagear os entes queridos que haviam falecido.

Com o passar dos séculos e a propagação do cristianismo, a festividade celta foi gradualmente absorvida e adaptada pela tradição cristã, resultando no “Dia de Todos os Santos” ou “All Saints’ Day” em inglês, celebrado em 1º de novembro. A véspera desse feriado se tornou conhecida como “All Hallows’ Eve”, posteriormente abreviada para “Halloween”.

Hoje, o Dia das Bruxas é lembrado por suas atividades lúdicas, como o famoso “trick-or-treat” (travessuras ou gostosuras), decorações assustadoras, festas a fantasia e outras tradições divertidas que se tornaram parte integrante da cultura popular, especialmente nos Estados Unidos e em vários outros países ao redor do mundo.

Este feriado sazonal oferece uma oportunidade para as pessoas expressarem sua criatividade, compartilharem momentos de diversão e, de certa forma, se reconectarem com tradições antigas.

Sua designação como “Dia das Bruxas” está ligada à fusão de tradições ao longo dos tempos. Durante o festival celta de “Samhain”, que ocorria no final de outubro, acreditava-se que o véu entre o mundo dos vivos e dos espíritos falecidos se tornava mais tênue, permitindo a passagem desses espíritos para o nosso mundo.

Os celtas acendiam fogueiras e usavam máscaras para afastar esses espíritos e criaturas indesejadas. A conexão entre este festival e as bruxas é resultado de práticas de curandeirismo e crenças nas habilidades mágicas atribuídas a mulheres, muitas vezes rotuladas como bruxas, que desempenhavam papéis de liderança nas comunidades celtas.

Com a propagação do cristianismo, as tradições celtas foram mescladas aos rituais cristãos, resultando no “Dia de Todos os Santos” ou “All Saints’ Day”, celebrado em 1º de novembro. A véspera desse feriado, o “All Hallows’ Eve”, gradualmente evoluiu para o termo “Halloween”.

O termo “Dia das Bruxas” é uma representação das antigas tradições associadas aos festivais celtas, à época em que se acreditava em forças sobrenaturais e na conexão entre o mundo dos vivos e dos mortos. Atualmente, a comemoração do Dia das Bruxas está mais associada a costumes lúdicos, como o famoso “trick-or-treat”, decorações assustadoras, festas a fantasia e diversas atividades recreativas que se tornaram parte integrante da celebração moderna.

Assim, o termo “Dia das Bruxas” é uma representação da evolução histórica dessas tradições e da fusão de diferentes práticas culturais ao longo dos séculos, mesclando crenças ancestrais com influências cristãs para criar a comemoração que conhecemos hoje.

Author

Share