Dia do consumidor: dicas para quem vai fazer compras pela internet

Dia do consumidor: dicas para quem vai fazer compras pela internet: O dia do consumidor está se aproximando e, como de costume, as lojas já estão nos preparativos de oferecer condições especiais para quem deseja comemorar a data com compras. Seja ela física ou virtual, o objetivo é atrair seus clientes por meio de promoções e ofertas exclusivas.

E não é difícil ver que algumas pessoas reservam suas economias para serem gastas nesses dias específicos. O que é muito bom, porque alguns descontos são reais e fazem bastante diferença no orçamento pessoal.

Porém, há o risco de a oferta ser uma fraude. Por ser tratar de lojas virtuais, é significativo o número de golpes sofridos pelas pessoas, principalmente pelos mais leigos e desatualizados.

Para que sua tão esperada compra do dia do consumidor não se torne uma extensa dor de cabeça, preparamos algumas dicas. Veja abaixo como evitar problemas ao finalizar compras virtuais em dias comemorativos e de importantes promoções.

Dicas para quem vai comprar online no dia do consumidor

Acompanhe o andamento do produto no site

Dia do consumidor: dicas para quem vai fazer compras pela internet: Se você quer ou está precisando comprar algo específico, provavelmente já pesquisou o preço em alguma loja. Caso esteja pensando em aproveitar os descontos oferecidos no dia do consumidor, uma boa dica é visitar frequentemente o site e acompanhar a mudança de preço.

Infelizmente, algumas lojas não agem de boa-fé e alteram o preço às vésperas de uma grande promoção. Elas fazem com que no dia ele fique mais caro e oferecem uma grande porcentagem de desconto para parecer um excelente negócio, mas na verdade não houve nenhuma alteração benéfica para o consumidor.

Portanto, você pode semanalmente ir até o site e observar se as ofertas do dia do consumidor serão verdadeiras. Inclusive, existe a possibilidade de denunciar esse tipo de fraude em sites cuja finalidade é ajudar na resolução de conflitos entre clientes e empresas.

Confira os dados da empresa

Antes de adquirir produtos na internet, veja se os dados da empresa, tais como endereço, telefone e CNPJ, são reais e seguros. Teste o SAC da empresa e veja se eles respondem com eficiência.

Além disso, você pode conferir novamente nesses mesmos sites que ajudam a resolver conflitos se a reputação da loja é boa, se ela possui histórico de atender prontamente e resolver as solicitações dos clientes.

Não compre por impulso

Você sabe melhor que qualquer um quais são os limites do seu orçamento.

Não se deixe levar por preços muito atraentes. Por mais que os descontos sejam reais e o produto esteja realmente muito barato, não vale a pena comprometer sua renda ou até mesmo se endividar para adquirir algum bem.

O dia do consumidor vai encher toda a internet com promoções imperdíveis, mas é importante que você saiba discernir o que realmente vale a pena e aquilo que você pode ou não adquirir. Planeje-se e, em caso de dúvidas, não compre.

Dia do consumidor: dicas para quem vai fazer compras pela internet: Você sabia?

De acordo com as normas legais de compras pela internet, o consumidor que não gostar, que não achar que o produto o serviu ou que simplesmente se arrepender da compra tem o prazo de 7 dias, contados a partir do recebimento no endereço cadastrado, para exercer seu direito de devolução.

É preciso entrar em contato com a equipe do site e informar sobre o desejo de fazer o envio do produto de volta e ressarcimento do valor pago. O mesmo não pode estar usado, violado ou de alguma forma danificado.

Vale lembrar que essa regra também e inclusive é válida no dia do consumidor e que, ainda, o mesmo não ficará responsável por arcar com nenhum valor a mais.

O dia do consumidor é uma importante data para a movimentação do comércio como um todo. Essas dicas são para que você se previna de cair em alguma cilada, mas ninguém está imune a problemas que são relativamente comuns para quem compra com frequência pela internet.

Além disso, é bem possível encontrar ofertas de descontos reais. Então, aproveite com consciência e vamos às compras!

Conheça um pouco mais sobre a BV Magazine, Clique aqui. Mantenha-se sempre bem informado assinando gratuitamente nossa newsletter para receber a atualização de conteúdo.

Author

Share