Dicas para a melhor escrivaninha de estudos

Dicas para a melhor escrivaninha de estudos: as aulas online fazem parte do “novo normal” que a pandemia nos trouxe. A maior parte das escolas e universidades de todo o país está tendo de aderir ao modo de estudos à distância.

Se olharmos para o avanço tecnológico que vivemos, o ensino à distância não é nada anormal. É aceitável entendermos que tudo caminha para as facilidades tecnológicas e isso inclui estudos e trabalho.

No entanto, quando pensamos no ensino infantil, ter uma rotina de estudos em casa, online, sem a presença de um professor pessoalmente e sem a interação com os amigos de escola, tudo fica mais complexo.

Pensando nisso, resolvemos te dar algumas dicas sobre como melhorar o ambiente de estudos dos estudantes de sua casa.

Está preparado para as dicas? Fique atento.

CERTIFIQUE-SE DO ESPAÇO DISPONÍVEL ANTES DE COMPRAR SUA ESCRIVANINHA

Seria muito bom se todos pudessem ter um espaço exclusivo para os estudos, não é mesmo? Mas, sabemos que isso não é uma realidade para muitos.

Com a pandemia, pais, filhos e demais moradores disputam espaço em casa para os estudos e o home-office.

Uma mesa de estudos ou uma escrivaninha, como muitos gostam de chamar, é a opção mais correta para se fixar um local próprio de estudos. Se sua realidade ainda é a mesa da cozinha, está na hora de mudar isso, não acha?

# LOCAL DE ESTUDOS

Muita gente precisa fazer de seu quarto a sua sala de aula. Se esse é o seu caso, certifique-se do espaço que possui para isso.

Pode ser que o seu ambiente de estudos seja um local da sala, ou um local dividido com outros membros da família. As dicas são várias:

  • Tente pensar em um ambiente tranquilo, sem barulho, sem movimentações e distrações. Talvez haja na sua casa um espaço pouco valorizado, no entanto, útil para essa finalidade.
  • Se o espaço disponível é inevitavelmente no quarto, seria muito interessante que fosse do lado oposto da cama e em uma posição onde não se vê o espelho. Isso diminui as distrações e o atrativo ao descanso demasiado.
  • Se você ou seus filhos terão de dividir o espaço com outros membros da casa, estabeleça regras claras, como: horários de estudos, barulhos, interferências e distrações.

# LUMINOSIDADE E VENTILAÇÃO

Dicas para a melhor escrivaninha de estudos: a luminosidade e a ventilação são fatores imprescindíveis para você analisar antes de comprar uma mesa de estudos. Caso o local escolhido não possua uma iluminação adequada, garanta incrementá-la antes de comprar a mesa.

Veja se há tomadas próximo ao local e acessibilidade para ampliar a iluminação. Para isso, você poderá usar luminárias próprias para mesas.

Um local com ventilação natural e janelas amplas com correntes de ar é adequado. Porém, dependendo da região que você mora, precisará promover um pouco mais de conforto instalando um ar condicionado, ventiladores, umidificadores ou até mesmo um aquecedor de ar.

# CONFORTO X ERGONOMIA

Pode parecer exagero tudo isso, mas passar quatro, seis, ou até mais horas por dia em uma escrivaninha requer conforto e postura adequada.

Garanta que a mesa possua altura e espaço ideal para você. Investir em acessórios ergonômicos também é algo importantíssimo para o seu bem-estar.

Uma cadeira adequada, apoio para os pés, suporte para a altura da tela do seu monitor, apoio para os braços, etc. Todos esses itens são acessórios importantes para manter a postura correta e evitar danos no futuro, como dores nas costas, dores nas pernas, e múltiplas doenças que podem ser evitadas.

# CORES

Para deixar o seu espaço de estudos mais harmonizado, é interessante que a cor da escrivaninha possua um equilíbrio visual com os demais móveis do ambiente. Nesse caso você tem algumas opções:

  • Você pode igualar as cores do mobiliário padronizando-os.
  • Pode criar um contraste com cores completamente inusitadas. Por exemplo: uma mesa de estudos amarela, preta ou vermelha em contraste com tons amadeirados.
  • Oi ainda pode investir em uma mesa branca e dar destaque à alguns objetos decorativos de cores vibrantes.

Dicas para a melhor escrivaninha de estudos: GARANTA A ORGANIZAÇÃO DE SUA MESA DE ESTUDOS

Manter a organização de uma mesa é algo muito pessoal. Tem gente que mesmo com muitos papéis e livros conseguem manter a ordem no local de estudos.

Outros, mesmo sem papel algum são capazes de se verem perdidos no meio da bagunça. O modelo da mesa e os acessórios que a compõem farão toda a diferença na organização de sua bancada de estudos.

# MESA DE CANTO OU EM L

A vantagem da mesa em L é que ela possui espaços separados: de um lado você pode utilizar o computador; e do outro lado possui um espaço próprio para escrita, objetos de escritório, caixas organizadoras ou itens decorativos.

Geralmente, esse modelo de mesa requer mais espaço físico e é ideal para cantos.

# MESA COM GAVETEIROS

Os gaveteiros, sejam eles embutidos ou separados da mesa são um adereço fundamental para a organização.

Quanto mais gavetas sua mesa possuir, menor a possibilidade de desordem sob ela. O ideal é ter uma ideia do que se pretende guardar nas gavetas, para então, poder calcular a quantidade de gavetas necessárias para cada finalidade.

# BANCADA DE ESTUDOS OU MESA PRANCHA

A mesa prancha ou bancada de trabalho, como algumas pessoas costumam se referir, é uma tendência de modernidade.

Elas deixam o ambiente mais despojado e com um aspecto inovador. Geralmente podem ser feitas sob medida em casas especializadas em móveis de madeira.

As pranchas nem sempre possuem gaveteiros, mas você poderá harmonizar a organização do ambiente de estudos com uma estante ou um gaveteiro móvel.

# MESA COM ESTANTE EMBUTIDA

Aqui, a modernidade e a organização estão garantidas. As estantes com mesas conjugadas são versáteis e otimizam o espaço disponível.

Nas estantes é possível organizar livros, impressoras e objetos decorativos, deixando tudo o mais próximo possível da mesa.

Dicas para a melhor escrivaninha de estudos: CONCLUSÃO

Não sabemos até quando teremos de lidar com as aulas online e o trabalho home-office. Talvez os estudos remotos serão uma realidade para as próximas gerações.

Assim, investir em qualidade, praticidade, meios de organização e conforto em seu ambiente de estudos é fundamental.

Gostou das dicas? Leia também: CONCENTRAÇÃO E TRABALHO EM CASA: COMO CONCILIAR?

Author

Share