Início Decoração DÚVIDAS NA HORA DE PLANEJAR A SUA COZINHA? CONFIRA A NOSSA LINHA

DÚVIDAS NA HORA DE PLANEJAR A SUA COZINHA? CONFIRA A NOSSA LINHA

Dúvidas na hora de planejar a sua cozinha? Você já deve ter ouvido de algum arquiteto por aí que a cozinha é o coração da casa. Sem dúvida, isso é uma verdade, na cozinha reunimos a família e os amigos para experimentar sabores, prazeres e inúmeros sentimentos.

Mas, você sabe quais os pontos de atenção que deve ter na hora de planejar a cozinha dos sonhos?

Para tornar a cozinha um ambiente acolhedor e funcional é preciso ter atenção em alguns pontos fundamentais e na escolha dos móveis. Dúvidas na hora de planejar a sua cozinha? Pensando nisso, resolvemos escolher algumas dicas incríveis de como planejar de modo correto e funcional a sua cozinha.

Fique ligado!

1) Tenha um planejamento

A arquiteta Marina Salomão, da Revista Use, explica que um bom planejamento é imprescindível antes de projetar uma cozinha. Assim, antes de pensar em móveis e eletrodomésticos, precisamos ter o layout bem estudado, com todas as definições e medidas, afinal, cinco centímetros fazem a diferença.

É uma ilusão pensar que para ter uma cozinha prática é preciso apenas de espaço para circulação, eletrodomésticos e mobiliários. Existem outros pontos que devem ser considerados, como, por exemplo, a distribuição na área disponível.

Para isso, ter um bom profissional que garanta um arranjo físico correto com todos os móveis é uma ótima ideia para não se arrepender no futuro.

2) Disposição dos eletrodomésticos

Então, você já parou para pensar que a geladeira e o fogão não devem estar lado a lado em uma cozinha? Afinal, o calor do fogão contribuirá para que a temperatura interna da geladeira se eleve, ampliando, dessa forma, o consumo energético para se manter refrigerada.

Pois é! Pequenos detalhes fazem a diferença, por isso, pensar na disposição dos eletrodomésticos é fundamental.

Nesse aspecto, a arquiteta explica que é aconselhável colocar a geladeira e o fogão em extremidades diferentes.

Outro fator importante é manter os eletrodomésticos de maior uso em bancadas e os pouco utilizados em armários. Assim, você terá seus eletrodomésticos organizados de maneira funcional.

3) Bancada de apoio

Nada pior que uma cozinha sem espaços para cortar legumes e preparar uma refeição, não é mesmo? Pior ainda é não ter lugar para apoiar um liquidificador e uma batedeira. Nesse aspecto, a bancada é ideal para pequenas refeições, preparo de alimentos e para uso dos eletrodomésticos.

Outra dica: Não se esqueça de disponibilizar tomadas para os eletrodomésticos que serão usados em sua bancada.

4) Revestimentos para paredes e pisos

A arquiteta Marina Salomão, explica que na hora de escolher o revestimento para as paredes e pisos, o ideal é optar por materiais que sejam mais fáceis de limpar, resistentes, que possam estar presentes em ambientes úmidos e suportem temperaturas elevadas.

Para o piso, o mais indicado é o porcelanato, uma vez que é resistente à água, respingos de gordura e ao desgaste causado pela circulação de pessoas.

Já para o revestimento da parede, a arquiteta recomenda o uso do frontão, uma faixa que protege a área que compreende a parede do balcão e os armários aéreos. Além de deixar a cozinha esteticamente charmosa, esse revestimento protege a parede, evita infiltrações e a aderência de gordura. 

5) Copa integrada à cozinha

Você já reparou que as cozinhas das vovós tinham mesas grandes para que todos pudessem comer juntos? Com o passar dos anos as cozinhas estão cada vez menores e é comum projetos de cozinha com apenas um balcão para as refeições.

Ter uma copa integrada à cozinha possibilita unir o útil ao agradável. Assim, você pode continuar tendo uma cozinha pequena, porém, com uma mesa na copa para fazer suas refeições em família.

6) Aposte na coifa

Em espaços onde a circulação de ar é menos favorável, é recomendável a instalação de uma coifa para amenizar os odores e auxiliar na sucção da gordura. 

7) Dúvidas na hora de planejar a sua cozinha? Veja nossa dica de Mobiliários

Para manter uma cozinha organizada, os armários, certamente, são indispensáveis. Isso vale para os inúmeros utensílios de cozinha, como também para os alimentos na despensa.

Então, para facilitar sua escolha, separamos uma lista com 10 móveis de cozinha que vão te ajudar a manter tudo em ordem.

Balcão de pia

Você vai precisar escolher o seu balcão de pia considerando as medidas disponíveis em seu projeto. Dúvidas na hora de planejar a sua cozinha? Geralmente, os balcões de pia podem ser com duas portas e gaveteiro ou com três portas e gaveteiro.

Segue alguns modelos incríveis que separamos para você:

Balcão de pia em madeira com três portas e gaveteiro

Balcão de pia em madeira com acabamento colorido

Dúvidas na hora de planejar a sua cozinha? Veja nossa dica de Mobiliários: Balcão e aparadores

Se a sua casa tem o estilo de casa de vó, que está sempre cheia de gente fazendo refeições, uma bancada ou um aparador pode ser funcional em sua cozinha.

A vantagem do balcão é seu espaço interno para a guarda de utensílios, diferente do aparador que geralmente possui espaço inferior aberto. No entanto, ambos possuem a mesma finalidade: servir o rango!

Olhe alguns modelos de balcões e aparadores:

Balcão de madeira com três portas e gaveteiro

Balcão com adega e cristaleira

Aparador modelo colonial

Balcões para eletrodomésticos

Já falamos da importância das bancadas para eletrodomésticos. Mas, você sabia que há móveis certos para alguns eletrodomésticos?

O micro-ondas, por exemplo, e o bebedouro, podem ter mobiliários próprios, garantindo o bom estilo e a organização de sua cozinha.

Veja alguns modelos de balcões para fornos, micro-ondas e bebedouros.

Balcão multiúso para forno e micro-ondas

Balcão para bebedouro

Móveis estilosos para a cozinha

Você já pensou em ter móveis sofisticados em sua cozinha? Três modelos de móveis podem ser muito úteis para os adeptos de vinhos, são as arcas oratórias e as cristaleiras, para a guarda de taças e louças mais delicadas e as adegas de madeira, para a guarda das garrafas de bebidas.

Vamos deixar alguns modelos desses móveis para você conferir:

Cristaleira

Arca oratória

Adega de madeira

Dúvidas na hora de planejar a sua cozinha? Veja nossa dica de Mobiliários: Kits de cozinha compacto

Geralmente, um kit de cozinha possui os móveis necessários e principais para uma cozinha bem equipada. Embora seja possível encontrar kits de cozinha com várias combinações de mobiliário é importante escolher os kits que possuam ao menos o balcão para a pia, o armário aéreo utilizado em cima da pia, um balcão com bancada, e um balcão aéreo de modelo cristaleira.

Outra dica incrível de Kit completo de cozinha.

A mesa

Uma mesa com assentos, é sem dúvida o mobiliário mais funcional que possa existir em uma cozinha. Você pode escolher mesas pequenas ou grandes, com bancos ou cadeiras. O importante é gerar acomodação sem prejudicar o fluxo de circulação das pessoas.

Que tal algumas dicas de mesas?

Mesa com bancos

Mesa para quatro lugares

Mesa para oito lugares

E aí? Gostou das dicas? Espero que você possa aproveitá-las em sua cozinha!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui