Oktoberfest

Oktoberfest

A Oktoberfest é um evento que celebra a cultura da cerveja e outros elementos tradicionais do povo alemão. Originado em Munique, na Alemanha, no ano de 1814, várias cidades de vários países ao redor do mundo se inspiram e comemoram com a mesma temática, inclusive no Brasil. Aqui, a festa mais famosa e tradicional acontece anualmente no mês de outubro, como sugere o nome (October + fest, que em livre tradução podemos chamar de “Festa de outubro”), na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

Ela tem duração de 18 dias e é mundialmente conhecida, devido suas proporções.

Muitas pessoas a comparam com a edição Canadense. Por ser o Sul do Brasil a região mais forte no que diz respeito às tradições alemãs, outras cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul também contam com suas edições. A Oktoberfest é marcada principalmente por muita quantidade e variedade de boas cervejas. Ideal para quem é amante da bebida que, além de ser muito tradicional nesta localidade da Europa, também se configura como a paixão nacional do povo brasileiro. Também muito forte é a presença gastronômica neste evento.

Blumenau registra anualmente a visita de turistas do país inteiro e também de pessoas de fora, além de números impressionantes.

Se interessa pela cultura alemã e deseja saber um pouco mais sobre a história da Oktoberfest? Continue a leitura deste artigo.

 

Como se originou o Oktoberfest?

Existem diversas curiosidades acerca do surgimento da Oktoberfest. Uma das mais intrigantes é que nos primeiros anos, o festival acontecia no mês de setembro e provavelmente não tinha cerveja! Outros registros contam que o Rei Luís I quis comemorar o seu casamento com a princesa Teresa, em outubro, com um evento onde todos os cidadãos da cidade foram convidados.

Se você é um amante de cerveja ou simplesmente aprecia a exploração de novas experiências e está em busca de uma programação diferenciada, o Oktoberfest é uma boa pedida.

No final da festa, aconteceu uma corrida de cavalos que, no ano seguinte, veio a se repetir e se tornar uma tradição local. E daí surgiu a tradição do festival que acontece até os dias de hoje e teve uma pausa em tempos de guerra e epidemia de cólera. Ao longo de todos esses anos, desde sua criação, o Oktoberfest passou por diversas fases e modificações. Revolução industrial, chegada da energia elétrica, mudanças climáticas e Segunda Guerra Mundial moldaram a forma como o evento acontece para o que podemos observar nos dias de hoje.

O que nunca mudou foi o entusiasmo dos locais em prestigiar a celebração de seus próprios elementos culturais e a curiosidade de pessoas ao redor de todo o mundo em conhecer uma das festividades, cujo tema principal é cerveja, mais famosas do globo.

Oktoberfest em Blumenau

A mais famosa edição brasileira começou a acontecer no ano de 1964. A enchente que devastou a cidade nesse referido ano motivou empresários e poder público à criação de um evento que ajudasse a reerguer a economia local. A cidade conserva um espaço especialmente para a ocorrência do festival, que conta com uma média de 700 mil visitantes a cada edição.

Confira

Na Oktoberfest de Blumenau, o visitante pode se aproximar dos costumes alemães com as músicas, danças, trajes, cerimônia de abertura, o conhecido casal Vovô e Vovó Chopão e, claro, a cerveja. Como toda boa festa de interior inspirada em uma cultura diferente da que já estamos habituados, essa não deixaria passar sem o concurso para a escolha da Rainha. De acordo com o que precede a tradição, as moças se caracterizam com a vestimenta das mulheres alemãs e um determinado time de jurados faz a escolha da vencedora. Posteriormente, acontece a coroação da que fica em primeiro lugar como rainha, e da princesa, em segundo.

 

Se você é um amante de cerveja ou simplesmente aprecia a exploração de novas experiências e está em busca de uma programação diferenciada, o Oktoberfest é uma boa pedida.

Além de comer e beber, é possível apreciar também uma boa música. Um ambiente seguro e propício para famílias, casais e amigos, muito embora a motivação principal seja bebida alcoólica. Sem contar o grande intercâmbio cultural que pode resultar no contato com outra cultura e principalmente com a diversidade de pessoas que lá frequentam.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Tire todas as suas dúvidas sobre Oktoberfest.

Conheça um pouco mais sobre a BV Magazine, Clique aqui. Mantenha-se sempre bem informado assinando gratuitamente nossa newsletter para receber a atualização de conteúdo.

 

Author

Share