Início Decoração 10 dicas para organizar os armários de cozinha

10 dicas para organizar os armários de cozinha

Toda dona de casa sabe o desafio que é manter os armários da cozinha organizados. A pergunta do dia é: como estão os seus armários de cozinha? Você acha tudo o que precisa de forma rápida? Você usa tudo o que tem de utensílios ou acaba usando sempre os mesmos? Confira as 10 dicas para organizar os armários de cozinha.

A resposta para essas perguntas está no grau de organização dos armários de sua cozinha. Temos o hábito de utilizar aquilo que está mais prático, mais fácil de pegar. Com isso, muitos utensílios são deixados de lado. Passa ano e entra ano e eles ficam sem utilidade.

Outro detalhe importante da organização de uma cozinha é a otimização do espaço. Às vezes nem temos tantas coisas assim para usar, mas a bagunça desfavorece a praticidade.

E a sua cozinha como está? Está arrumadinha? Está organizada?

Se a resposta é sim, parabéns! Mas se você tem um problema sério com a organização de seus utensílios culinários, fique calmo. Estamos aqui para te ajudar.

Fique ligado nas 10 dicas para organizar os armários de cozinha!

1 –  TENHA O QUE REALMENTE É NECESSÁRIO

Isso pode ser um desafio para algumas pessoas. Tem gente que tem tanta coisa na cozinha que nem sabe ao certo o que tem.

Então, primeiramente, para que você consiga ter uma cozinha organizada precisará dispensar aquilo que está em duplicidade ou que você realmente sabe que não vai usar.

2 – SEPARE OS UTENSÍLIOS POR CATEGORIA

Arrumar os utensílios por categoria é a maneira mais prática de se achar o que precisa. Separe pratos, copos, louças para chá e café, talheres, panelas, potes plásticos, refratários de vidro, etc.

Aloque cada categoria de utensílios em um local separado. Mas lembre-se: deixe sempre mais acessível aquilo que você utiliza com mais frequência.

Coloque nos armários mais altos ou nos mais fundos os utensílios de uso esporádico.

3 – PRATICIDADE NA MÃO

Praticidade é a palavra coringa da cozinha!

De nada vale uma cozinha organizada se para pegar um liquidificador que você usa diariamente, por exemplo, você terá de tirar uma batedeira que está na frente e uma torradeira elétrica que está impedindo a passagem.

Tenha em locais práticos aquilo que você usa com mais frequência.

Não há necessidade de tudo estar nos armários. Se você possui uma boa bancada, faça uso dela. Se você gosta de usar acessórios externos, como porta facas, por exemplo, ou porta copos embutidos na parede, use esses complementos para garantir a praticidade em seu espaço gastronômico.

4 – PANELAS: UTILIZE PORTA TAMPAS

Alguns acessórios internos podem facilitar de forma incrível a organização de seus armários. Por exemplo: tem pessoas que preferem guardar as panelas com tampas (fechadas). Mas vamos combinar: isso toma muito espaço nos armários.

Uma forma prática de resolver esse assunto é utilizando porta tampas embutidas internamente nas portas dos armários. Dessa forma, você poderá colocar as panelas menores nas maiores e as tampas estarão de forma acessível, fixadas nas portas dos armários.

5 – GAVETEIROS: FAÇA USO DE DIVISÓRIAS

É impossível ter um gaveteiro organizado sem utilizar divisórias.

As divisórias possibilitam a guarda dos talheres de forma separada. Mas se você é do tipo que prefere os talheres a mostra, na bancada, você pode utilizar porta talheres de MDF e ímãs decorativos para fixar facas e pegadores maiores.

6 – PLÁSTICOS: GUARDAR COM A TAMPA SEPADA OU COM O POTE FECHADO?

Eis a questão! Não dá para dizer qual é o correto. O ideal é aquilo que seja mais prático para o usuário.

Mas vamos fazer uma reflexão: se você é do tipo que guarda tudo em potinhos na geladeira e possui “trocentos” potes, então, terá de separar os potes das tampas.

Nesse caso sugiro que você guarde os potes menores nos maiores e as tampas separadas por tamanho em organizadores ou até mesmo dentro de outros potes.

Mas se você é do tipo que não tem tantos potes assim, é mais fácil guardar o pote fechado com a tampa. Isso te economiza tempo na hora de procurar a tampa.

7 – DIVISÓRIAS INTERNAS ORGANIZADORAS

As divisórias internas organizadoras são excelentes aliadas para economizar espaço e manter tudo em seu devido lugar. Com elas, você poderá criar divisórias verticais e horizontais.

Uma dica útil, é utilizar divisórias para separar pratos rasos de pratos fundos. Outra ideia legal no uso de divisórias internas é a organização de xícaras suspensas.

8 – TAÇAS E COPOS DE VIDRO A MOSTRA

A cozinha, quando bem organizada e limpa possui seus encantos e aconchegos na casa. Use a praticidade de ter os copos de uso diário em fácil acesso. Já as taças e copos mais delicados, que tal uma cristaleira onde você tem a oportunidade de deixá-los a mostra?

Uma cozinha organizada, passa a ter seus pertences como acessórios decorativos! Pense nisso.

9 – A ORGANIZAÇÃO DOS MANTIMENTOS

Para manter os mantimentos sempre organizados, recorra a cestos organizadores e potes de vidros.

Nos cestos, você poderá guardar embalagens fechadas por categorias: pacotes de bolacha e lanches das crianças em um cesto; enlatados em outro; pacotes fechados de arroz, feijão, café em cestos separados.

Já, aqueles mantimentos que estão abertos, podem ser armazenados em potes de vidro, devidamente fechados e identificados, inclusive com datas de validade.

Você poderá organizar dessa maneira também os temperos. Pequenos potes de vidro com identificação facilitam o uso dos condimentos.

10 – “O QUE É BONITO É PARA SE MOSTRAR! ”

Peças bonitas ou eletrodomésticos podem ficar expostos em bancadas sem nenhum problema. Inclusive eles podem agregar na decoração de seu espaço gourmet. O importante, nesse sentido, é se ater para a quantidade de pertences expostos.

Muita coisa na bancada pode dar um ar de desordem. Então, priorize aquilo que é mais atrativo aos olhos e que você use com mais frequência para deixa amostra em sua cozinha.

10 dicas para organizar os armários de cozinha: CONCLUSÃO

Bem se diziam os mais velhos: para se ter uma casa organizada, mantenha a cama arrumada e a cozinha organizada.

Organizar os armários da cozinha te darão leveza para tornar a arte de cozinhar um prazer incomparável. Quer saber sobre móveis de cozinha? Leia também: Como usar banquetas nas decorações

Toque no botão abaixo para ver opções de balcões para cozinha de madeira maciça.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui