“12 abril: Comemore a Páscoa”

Comemore a Páscoa

Comemore a Páscoa, a palavra Páscoa vem do hebraico pesah e significa “passagem”. Diferente do que muitos pensam, a Páscoa é uma comemoração muito antiga.

A primeira celebração da Páscoa ocorreu no Egito. Esse relato encontra-se nas escrituras sagradas em Êxodo 12. A história conta que, Deus, quando tirou o povo hebreu do Egito enviou primeiro um anjo para matar o filho mais velho de todas as famílias egípcias.

Para que essa praga não sobreviesse entre os judeus, um cordeiro deveria ser morto, em lugar do filho mais velho. Na festa judaica da Páscoa, a “passagem” significa a “passagem do anjo da morte”.

Comemore a Páscoa: Para os cristãos, a celebração da Páscoa teve início na morte e ressureição de Cristo. E nesse sentido, a “passagem” simboliza a “passagem de Jesus da morte para a vida”.

Os cristãos comemoram a Pascoa sempre em um domingo entre os dias 22 de março e 23 de abril. Esse ano, comemoraremos a Páscoa no dia 12 de abril.

Um detalhe importante que poucos sabem são os símbolos que envolvem a Páscoa. O pão e o vinho foram usados por Jesus na ceia que Ele realizou na quinta-feira santa, antes de ser crucificado. Com a sua morte, a cruz também se tornou um símbolo da Páscoa.

O peixe, também era uma simbologia para identificar os cristãos da igreja primitiva, e até hoje é muito usado no período da quaresma.

Mas, e o ovo e o coelhinho da Páscoa? De onde surgiram? Tanto o ovo, quanto o colho de Páscoa também são simbologias utilizadas no período de comemoração da Páscoa. No entanto, esses símbolos nada têm a ver com a comemoração cristã ou judaica.

Antigamente, muitas religiões pagas comemoravam a vida e a fertilidade no mesmo período da Páscoa. O ovo simbolizava a “vida”, e o coelho à “fertilidade”.

Aproveitando-se dessa tradição pagã, o comércio no mundo todo se beneficia com os milhares de ovos de Páscoa que são consumidos no período da Páscoa.

E você deve concordar comigo que, embora esse simbolismo nada tenha a ver com a Páscoa, ninguém fica sem o chocolate e o tradicional ovo de Páscoa nessa época comemorativa.

Comemore a Páscoa: A Páscoa esse ano terá um sabor um pouco diferente dos anos anteriores.

As comemorações serão mais restritas no mundo todo, devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Mal sabemos se as igrejas cristãs, católicas ou evangélicas, poderão celebrar suas missas e cultos em comemoração à Páscoa.

O almoço do domingo de Páscoa, deverá se restringir à família, sem convidados. Mas a data continua sendo muito especial, e deve ser comemorado nos lares cristãos.

Para os preparativos da comemoração de Páscoa, muitas pessoas farão uso das compras online. Comprar pela internet tem sido uma maneira mais segura, nesse período de pandemia.

Mesmo em meio aos eventuais impactos da disseminação do Coronavírus, a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis(AEMFLO) divulgou uma pesquisa, no último dia 16, com uma expectativa de vendas de quase 62% melhor se comparado com o ano passado.

Então, independentemente de sua religião, não deixe de comemorar a Páscoa. Faça suas compras pela internet para garantir a sua segurança e comemore a Páscoa com sua família. Conheça um pouco mais sobre a BV Magazine, Clique aqui. Mantenha-se sempre bem informado assinando gratuitamente nossa newsletter para receber a atualização de conteúdo.

Author

Share