Concentração e trabalho em casa: como conciliar? Eis uma questão que está sendo difícil para a maioria dos trabalhadores que se viram obrigados a trabalharem home-office. Trabalhar em casa tem suas vantagens, no entanto, permanecer no foco do trabalho durante o período proposta requer disciplina.
Muitas empresas, em razão da pandemia do Covid-19, optaram por continuar o trabalho cumprindo as regras do isolamento social. E é claro, o trabalhador não teve escolha.
Primeiro, por uma questão de saúde pública; e segundo, por conta da invulnerabilidade do mercado de trabalho. Ninguém está disposta a perder o emprego, não é mesmo?
A questão é que o funcionário teve de se adaptar à nova rotina. Mas, te advirto: a tarefa não é fácil! Pensando nisso separamos algumas dicas para facilitar o seu trabalho home-office e mantê-lo concentrado na produtividade.
1 – Estabeleça um horário fixo de trabalho.
Algumas empresas estão deixando por conta do funcionário a escolha do horário de trabalho. Se esse é seu caso, estabeleça criteriosamente um horário fixo de trabalho, inclusive com intervalo para almoço e cafés.
Sem uma rotina de horário determinada você poderá cair em dois erros: o primeiro, a sobrecarga de trabalho. Não é incomum ouvirmos histórias de pessoas que estão trabalhando dobrado na pandemia.
O segundo erro é justamente o contrário: a falta de produtividade.
2 – Escolha um local fixo de trabalho em um ambiente de sua casa.
Talvez você já tenha se adaptado a isso, mas ainda há pessoas que carregam seu notebook para todos os cômodos da casa.
Isso é um erro. Pense na necessidade de criar um momento propício de trabalho. A disciplina só é possível em meio a rotina. Você precisa ter um escritório na sua casa, mesmo que pequeno.
3 – Concentração e trabalho em casa: como conciliar? Tenha uma conversa franca com as outras pessoas da casa e estabeleça limites.
Não é porque você está em casa, que está de “boa” o tempo todo. Converse com os filhos e com o cônjuge e estabeleça limites de atenção durante o horário que você determinou para o seu trabalho.
Se você ficar parando a cada minuto para atender os interesses domésticos, seu trabalho não vai fluir.
4 – Mantenha seu local de trabalho organizado.
Está sendo muito comum relatos de home-office integrado com o local de estudos das crianças ou com o local de trabalho de outros membros da casa.
Veja bem, o seu local de trabalho tem de ser benéfico ao trabalho, portanto a organização lhe trará um senso maior de comprometimento com sua atividade.
Se você usa um local compartilhado com outras pessoas da casa, estabeleça regras de organização e higiene.
5 – Invista em ergonomia.
Já ouvi muita gente se queixando que em casa a coluna dói mais do que na empresa. Isso porque na empresa é obrigatório atender os requisitos de segurança de ergonomia. Na sua casa não deve ser diferente.
Se o objetivo de você estar trabalhando em casa é manter-se saudável, você deve cuidar das suas condições de trabalho, concorda?
Invista em uma mesa, em cadeiras ergométricas e utensílios de apoio, como apoio de pé, apoio de braço, etc.
Espero que essas dicas tenham ajudado você a melhorar a qualidade de seu trabalho.
Quer saber mais sobre móveis para trabalho home-office? Clique aqui e confira.
[…] Gostou das dicas? Leia também: CONCENTRAÇÃO E TRABALHO EM CASA: COMO CONCILIAR? […]