DIY: 7 DICAS DE ACABAMENTO PARA MÓVEIS DE MADEIRA QUE VOCÊ MESMO PODERÁ FAZER EM CASA

DIY: 7 dicas de acabamento para móveis de madeira que você mesmo poderá fazer em casa: Quando compramos um móvel rústico de madeira é preciso termos atenção nos cuidados que esse móvel requer para permanecer com um acabamento de qualidade na peça. Você sabe quais são os cuidados necessários para promover um bom acabamento em seu móvel de madeira?

É sobre isso que vamos falar nesse post.

Você deve saber que móveis de uso externo sofrem os desgastes do tempo. Quanto mais expostos ao sol, à chuva, ao vento, maior a possibilidade da madeira se desgastar.

Por esse motivo, alguns cuidados devem entrar na rotina do lar para que os móveis tenham uma boa durabilidade e aparência.

Um móvel feito de madeira maciça possui inúmeras possibilidades de acabamento. Há uma variedade de técnicas com preços e resultados diferentes em seus produtos.

No entanto, uma regra básica deve ser seguida na escolha do material e da técnica empregada: “Qualquer acabamento para uso externo pode ser usado também internamente, mas o oposto não é verdadeiro”.

Assim, um material para ser aplicado em um móvel que ficará exposto ao sol e chuva, com toda certeza pode ser usado também em um móvel de uma área coberta; porém, um material que contêm a informação “uso interno” jamais poderá ser usado em móveis que ficam exposto ao tempo.

Para facilitar o seu trabalho, separamos “7 dicas de acabamento para móveis de madeira que você mesmo poderá fazer em casa”:

1 – ACABAMENTO COM CERA:

A cera, desde a natural como a sintética, é uma ótima opção para impermeabilizar a peça, deixando o móvel com um acabamento natural e rústico. No entanto, é preciso um cuidado adicional: esse material não protege a madeira contra o sol, e a oxidação natural pode ocasionar a mudança de cor da peça.

2 – ACABAMENTO COM ÓLEOS

  • ÓLEO TUNGUE

É um produto que pode ser usado em móveis de ambiente interno ou externo, e inclusive peças que terão contato com alimentos, como um carrinho de churrasco, por exemplo.

O óleo tungue é de fácil aplicação e manutenção simples, no entanto, o cheiro no momento da aplicação pode ser desagradável.

  • ÓLEO MINERAL

Esse produto deve ser restrito para peças de madeira que terão contato direto com o alimento. O óleo mineral não altera a cor da madeira, é de fácil aplicação, impermeabilização média e secagem rápida. É aconselhável aplicar duas ou três demão para um melhor resultado.

  • ÓLEO DE PEROBA

Além de ser um produto com cheiro agradável e de fácil aplicação, o óleo de peroba é um dos mais populares métodos para dar acabamento em móveis de madeira. É uma excelente escolha principalmente para móveis de madeira cruas, ou seja, que não foram envernizadas.

3 – ACABAMENTO COM GOMA LACA

Esse produto é muito popular para o acabamento de moveis de madeira e seu resultado final é semelhante ao do verniz. Com uma boa impermeabilização, a goma laca, é ideal para móveis internos.

4 – ACABAMENTO COM SELADORA NITROCELULOSE

É um material específico para móveis de uso interno. Embora tenha uma boa impermeabilização, seja fácil de aplicar e tenha um ótimo rendimento, a seladora nitrocelulose é sensível à solventes, perfumes, e até mesmo uma xícara quente poderá marcar a peça.

5 – DIY: 7 dicas de acabamento para móveis de madeira que você mesmo poderá fazer em casa: ACABAMENTO COM VERNIZ

  • VERNIZ NITROCELULOSE

Fique atento, pois esse material embora seja barato e de fácil aplicação, deve ser usado apenas para móveis internos, pois não resiste ao sol e umidade contínua e pode promover o descascamento da peça.

  • VERNIZ POLIURETANO

Sem dúvida, este é o material mais resistente contra arranhões e produtos químicos. Famoso por não manchar a peça, o verniz poliuretano mantém as cores próprias da madeira do móvel, mesmo depois de muito tempo.

O produto não é tão fácil de aplicar e exige técnica e equipamentos adequados. Não é recomendado aplicá-lo em móveis de uso externo, porque a manutenção requer a retirada total do verniz antigo, gerando um trabalho excessivo.

  • VERNÍZ MARÍTIMO E FILTRO SOLAR

Esse produto é uma ótima escolha para móveis internos e externos, pois possui uma boa resistência ao sol e a chuva. Embora seja de fácil aplicação, o produto pode alterar as cores da madeira e sua manutenção é complexa, uma vez que exige o lixamento da peça.

  • VERNIZ IMPREGNANTE 

Esse produto pode ser incolor ou tingido e com toda certeza é uma das melhores escolhas para uso externo. O verniz impregnante é de fácil aplicação, resistente ao sol e a chuva e muito usado em áreas com decks.

6 – ACABAMENTO COM FUNDO POLIURETANO

Esse material é uma ótima opção pois é capaz de fechar os poros da madeira, criando uma superfície lisa e vítrea. Deixa a peça brilhosa.

7 – ACABAMENTO COM RESINAS

  • RESINA ACRÍLICA

É uma boa opção de acabamento, uma vez que possui um alto rendimento, não tem cheiro forte e protege contra a umidade. Mas atenção! Esse material não deve ser usado em móveis que ficam expostos ao sol.

  • RESINA EPÓXI

Se você espera um resultado moderno em sua peça, com a sensação de ter colocado um vidro sobre a madeira, a resina epóxi é perfeita para isso.

É um acabamento propício para peças planas, como por exemplo, bancadas e mesas de madeira. É resiste a umidade, mas pode amarelar a peça se o móvel ficar exposto ao sol.

Author

Share