ISOLAMENTO SOCIAL: O DESAFIO DE CUIDAR DAS CRIANÇAS

torre de aprendizagem bv magazine

Isolamento social: o desafio de cuidar das crianças, desde que o isolamento social tem sido a principal medida preventiva para controlar a disseminação do Coronavírus, o desafio de cuidar das crianças em tempo integral tornou-se uma realidade.

Com as escolas fechadas, os pais e mães que também permanecem em casa por conta da quarentena, assumem a responsabilidade didática e educacional que antes eram dos professores.

Mas, o desafio maior não é apenas o currículo escolar. As mães estão se desdobrando para garantirem atividades o suficiente para ocuparem seus filhos em tempo integral. Afinal, haja pique e disposição para lidar com essa meninada o dia todo.

Segundo orientações da Universidade Federal de Juiz de Fora, vale utilizar livros para ler e colorir, links de vídeos de histórias, receitas, ideias sobre atividades com material reciclável e brincadeiras.

ISOLAMENTO SOCIAL: O DESAFIO DE CUIDAR DAS CRIANÇAS

O isolamento social deve ser encarado como uma oportunidade de aproximação entre adultos e crianças, e com a interação de todos nas atividades diárias.

É importante preocupar-se com a educação escolar das crianças nesse período. Um horário no dia deve ser utilizado de forma rotineira para garantir aos pequenos a continuidade do aprendizado.

No entanto, é importante cuidar para que o ambiente familiar não se torne um espaço escolarizado, com atividades extremamente didáticas. A UFJF explica que as crianças também aprendem brincando.

Muitos pais se preocupam em demasia com o ensino escolar, criando um ambiente extremamente formalizado. É preciso entender, que quando tudo isso passar, as escolas retomarão o calendário escolar.

Mas o que fazer para ensinar as crianças de uma maneira menos formal?

TORRE DE APRENDIZAGEM

Você já ouviu falar na torre de aprendizagem? É um brinquedo que interage crianças e adultos em brincadeiras e atividades de diversas categorias. Feitos artesanalmente com madeira maciça, a torre de aprendizagem permite que a criança brinque sentada em um banco alto, ou sentada com o apoio de uma mesinha.

O diferencial desse brinquedo é que, ao mesmo tempo em que ele atua como uma torre, permitindo à criança subir alguns degraus até chegar na cadeirinha, ele vira uma mesinha que pode ser utilizada nas atividades didáticas educacionais da criança.

É uma forma divertida de conduzir o período escolar dos pequenos em casa. A torre de aprendizagem permite que o momento educativo não seja extremamente rigoroso, ou seja, a criança aprende brincando.

Versátil, a torre de aprendizagem pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa, como no jardim, por exemplo.
Um móvel brinquedo, dois em um, quando aberta em forma de torre, permite a interação da criança com o adulto.
Quando fechada, em forma de mesa, permite o desenvolvimento de diversas atividades como: pinturas, desenhos, montagens de quebra-cabeça e outros brinquedos pedagógicos.
Uma das vantagens da torre de aprendizado é a durabilidade. Por ser feito de madeira, em trabalho 100% artesanal, o produto garante uma durabilidade muito além dos brinquedos tradicionais.

Quer conhecer um pouco desse produto e saber como interagir seus filhos com esse brinquedo?

Acesse o link e assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=oV0RYuHywPM&feature=emb_title

Author

Share