Para os amantes de vinho: dicas de como armazenar o vinho em casa

para-os-amantes-de-vinho-dicas-de-como-armazenar-o-vinho-em-casa

Para os amantes de vinho: dicas de como armazenar o vinho em casa. Se você é um apaixonado pelos prazeres que o vinho pode proporcionar, com certeza ira gostar das dicas desse post. Como você guarda os vinhos na sua casa? Você utiliza algum cuidado especial ou coloca o vinho em qualquer estante?

Todo mundo sabe que escolher um bom vinho é fundamental para se viver os encantos da bebida. No entanto, muitas vezes compramos um bom vinho, mas não guardamos da forma correta.

Você sabia que isso pode prejudicar a qualidade da bebida e até oxidar seu vinho?

Pensando nisso, resolvemos te dar algumas dicas de como se deve realmente guardar as suas garrafas de vinho em casa. Fique ligado nas dicas:

1 – Busque por ambientes escuros. Nunca deixe as garrafas de vinho expostas em ambientes com luminosidade solar ou fluorescente.

2 – A temperatura média ideal para a conservação do vinho é de 13°. Você deve escolher de preferência um ambiente climatizado.

3 – Outro ponto importante é a umidade do ar, que deve ser sempre acima de 65%. O site de vinhos WinePedia, esclarece que a rolha pode ressecar e levar ao vazamento do vinho caso a bebida esteja deitada e o clima seja seco.

4 – A enóloga Patricia Possamai, explica dois outros fatores relevantes para a armazenagem dos vinhos: o primeiro, refere-se à ventilação, que deve ser boa para evitar fungos; o outro fator é com relação à trepidação do ambiente. Quando mais estável e seguro, melhor.

5 – Cabe ressaltar a importância de não ficar trocando os vinhos de lugar. Garanta que o seu vinho permanecerá em um mesmo local até o consumo.

Possamai, explica ainda sobre a posição ideal das garrafas. Nesse aspecto, há uma diferenciação com relação às rolhas.

Vinhos tintos com rolha de cortiça: devem ser guardados deitados. A rolha em contato com o vinho impede a entrada de ar na garrafa.

Vinhos com rosca sintética ou tampa de rosca: desde que bem vedadas, podem ser guardadas em pé, sem comprometer a qualidade da bebida.

Para os amantes de vinho: dicas de como armazenar o vinho em casa em Adegas de madeira

As adegas de madeira são uma excelente opção para os degustadores de vinho que não pretendem guardá-los por longos períodos. Isto, porque os vinhos de guarda requerem uma atenção mais criteriosa com relação à temperatura.

Portanto, se você é um apaixonado por vinhos e consome tudo o que compra em poucos meses, as adegas de madeira são uma excelente escolha. Primeiro, pela durabilidade. Os materiais empregados na confecção desses móveis são duradouros.

Segundo, o custo-benefício. O escritor Giuliano Agmont, da Revista Adega, dá uma dica interessante sobre o investimento de uma adega: “Na prática, pense que o investimento da adega tende a ser de 15% a 20% do valor total da coleção de vinhos que você tem ou pretende ter”.

Outro fator relevante das adegas de madeira é o fato de muitos modelos acompanharem uma cristaleira própria para guarda das taças e gaveteiros para a guarda de utensílios específicos de vinho.

Gostou das dicas e da ideia de uma adega de madeira? Clique aqui e confira modelos incríveis de adegas de madeira.

Author

Share