Tendências de 2022: Inspirações na decoração

Tendências de 2022: Inspirações na decoração: 2022 começou com muitos desafios, porém com muita esperança. Embora a pandemia e seus efeitos ainda existam, a vacina nos trouxe a esperança de voltarmos a rotina. No entanto, por mais que as pessoas tenham voltado a realizar suas atividades presenciais, o olhar que criamos para o nosso lar, a nossa casa, nunca mais será o mesmo.

É o que diz a escritora Natalia Santos do blog Viva Decora: “todos nós começamos a valorizar mais o nosso lar e por conta disso, as tendências de decoração de 2022 giram em torno de ideias que tragam mais praticidade aos ambientes e sensação de conforto e aconchego para os moradores.”

Pensando nessa valorização do lar, preparamos para você 7 dicas incríveis de tendência de decoração para 2022. Fique ligado!

1 – Decoração Comfy

A principal tendência de decoração para esse ano, com certeza gira em torno do conforto que almejamos quando estamos em casa. Do inglês Comfort, que quer dizer conforto, essa tendência tem como prioridade retratar a sensação de leveza e bem-estar. Por esse motivo, a paleta de cores utilizada é a mais neutra possível com uso do bege, marrom e outros tons pastéis.

Os móveis sempre priorizam o conforto e deve-se partir da premissa de que, quanto menos melhor. A ideia é ter realmente aquilo que importa, com mais espaço para movimentação e menos móveis. No entanto, os móveis escolhidos devem ter alto padrão de qualidade e remeterem às lembranças de aconchego que já vivenciamos na infância ou em momentos significativos da vida.

Para a decoradora Renata Stabile o segredo do estilo se dá na discrição do design, por ser elegante e simples. Na verdade, quanto mais simples, melhor, desde que tenha um toque de aconchego e conforto.

Um elemento que reúne todas essas características é a madeira: alto padrão de qualidade, tons terrosos, simplicidade, elegância, aconchego e conforto.

DICA: Que tal um rack com características Comfy para sua sala? De madeira maciça, o móvel traz simplicidade e qualidade. Veja aqui.

2 – A mistura entre elementos naturais e móveis rústicos

Um estudo divulgado pela Revista Licere e realizado por alunos da USP demonstrou que a busca por kit de jardinagem, cresceu 180% em um ano de pandemia. Cresceram também o número de páginas na internet com dicas de como plantar, fazer horta em casa, entre outros do mesmo seguimento.

Com isso, a tendencia por decorações que misturam o verde das plantas naturais com móveis rústicos em jardins, salas e cômodos integrados, ganham cada vez mais espaço na decoração dos brasileiros.

Além de ser um hobbie o cultivo de plantas e hortas domésticas, as verdinhas e floridas literalmente invadiram o interior das residências e apartamentos. Elas, agora, fazem parte da decoração e contrastam muito bem com móveis e objetos rústicos.

DICA: Aproveite seu espaço externo e crie um jardim com hortas verticais e bancos de madeira. Veja aqui.

3 – Móveis com curvas

A tendência de móveis curvos traz de volta um estilo atemporal de meados do século que remonta aos anos 60 e 70. É o que compartilha a designer de interiores e fundadora do Stone House Collective, Anna Franklin.

A decoradora afirma que essa é uma tendência crescente e prevalecente, pois cada vez mais as pessoas começarão a se inclinar para a ideia de peças curvas, seja com espelhos, ilhas de cozinha ou móveis de luxo, como cadeiras com encosto redondo.

DICA: Que tal um conjunto de criados de madeira maciça com designer de curvas em estilo luxuoso? Veja aqui.

4 – Decoração multifuncional

Talvez essa seja a principal tendencia para 2022, espaços multifuncionais. Na verdade, as pessoas estão reconsiderando como os espaços são projetados e o que realmente significa ser multifuncional.

A relevância da multifuncionalidade está em como aproveitar ao máximo os espaços, visando atender as necessidades familiares. Desta forma, um armário poderia ter várias funções e ser utilizado em vários ambientes. Uma mesa, pode atender as necessidades de estudos da família e ao mesmo tempo ser o local das refeições. Um sofá, pode virar uma cama no período noturno e uma mesa pode facilmente se transformar em um banco de madeira.

DICA: Os armários multiuso trazem bem a definição desse estilo de decoração, podem ser utilizados em diversos ambientes a depender da necessidade do usuário. Veja aqui.

5 – Decoração sustentável

A preocupação com a sustentabilidade não é algo novo, no entanto, nos últimos tempos esse assunto tem aflorado e feito as pessoas pensarem duas vezes em consumo sustentável.

Um móvel com sustentabilidade deve atender a dois critérios: ser o mais durável possível e usar matéria prima de forma responsável, de modo a garantir sua existência e ser aproveitados pelas próximas gerações.

É o caso dos móveis feitos com madeira maciça de reflorestamento. Além de serem móveis que transcendem gerações por serem extremamente duráveis, a madeira de reflorestamento atende todos os padrões de sustentabilidade ambiental.

DICA: Que tal um espaço gourmet extremamente sustentável? Veja aqui.

6 – Integração de ambientes

Não é de hoje que a integração de ambientes está em alta e ela continua presente nas tendências de 2022 para decorar a sua casa.

A grande vantagem de conectar os espaços é que além de contribuir para melhora da iluminação e circulação de ar, essa proposta valoriza os espaços sociais, ampliando visualmente ambientes pequenos e garantindo mais dinâmica e conforto aos familiares.

DICA: Integre ambientes como cozinha, sala e espaço gourmet.

7 – Aposte no Clean com madeira

Já falamos que os tons claros estão em alta. Isso, porque as pessoas buscam por ambientes sossegados, com paz e harmonia. A madeira harmoniza muito bem com tons claros sem causar muito impacto visual, e ainda assim, deixam o ambiente mais elegante.

Uma sala de jantar com móveis de madeira, como uma mesa, uma cristaleira e um aparador, compõem com excelência uma decoração clean com espelhos, vidros, pisos e paredes claras e peças decorativas em tons neutros.

DICA: Aposte em um aparador de madeira com elementos neutros compondo a decoração. Veja aqui

E aí? Gostou das dicas? Tenho certeza que elas te inspiraram a dar um UP no seu lar.

Confira mais dicas sobre decorações aqui.

Author

Share