10 vantagens dos móveis de madeira

Confira 10 vantagens dos móveis de madeira. Os móveis de madeira são opções assertivas para quem pretende garantir exclusividade na decoração, afinal, na maioria das vezes as peças são confeccionadas de forma única e artesanal, tornando menos comum a produção em escala industrial.

Antigamente, os móveis eram feitos com madeiras maciças, como faia, cerejeira, ébano, mogno, carvalho e outras madeiras mais nobres. Hoje, com o avanço tecnológico e a preocupação ambiental, as madeiras utilizadas na fabricação de móveis seguem os protocolos de sustentabilidade. Assim, utiliza-se madeiras de reflorestamento e não de desmatamento, ou seja, no instante que uma árvore é cortada, outra é plantada em seu lugar.

O Pinus tratado 10 vantagens dos móveis de madeira

A madeira pinus é produzida a partir de árvores de várias espécies de pinheiros, pertencentes ao gênero Pinus. Essas árvores, originárias do Canadá e dos Estados Unidos, também são encontradas na América do Sul em áreas de reflorestamento.

No Brasil, as espécies mais cultivadas para reflorestamento comercial são a Pinus elliotti, Pinus caribaePinus taedaPinus tecunumanii e Pinus oocarpa. São árvores grandes que podem chegar até 30 metros de altura.

O pinus é hoje a madeira mais utilizada na fabricação artesanal de móveis de madeira. Além de ser leve e mais barata, é uma matéria-prima porosa ideal para o tratamento, tornando a madeira mais resistente ao apodrecimento, cupins e outros fatores de deterioração.

O procedimento utilizado no tratamento do pinus garante imunidade ao ataque de fungos, cupins, carunchos e demais agentes biológicos. Esse tratamento também permite que os móveis tenham contato com sol, chuva e umidade, sem sofrer danos.

As características da madeira quando tratada não são alteradas, podendo ser pintadas, revestidas e coladas, sem prejuízos na qualidade da matéria-prima.

 1 – Durabilidade

É certo que as madeiras utilizadas nos séculos passados possuíam uma durabilidade ainda maior, no entanto, não contemplavam o fator sustentabilidade. Ainda hoje, os móveis feitos de pinus são muito mais duráveis do que as demais matérias-primas utilizadas em móveis de escala industrial.

Com certeza a principal característica do móvel artesanal feito de madeira é a durabilidade, podendo durar mais de meio século, a depender das características da madeira empregada na fabricação do móvel.

2 – Custo X Benefício

Falamos de um grande benefício: a durabilidade, no entanto que os móveis de madeira de pinus tratado podem ser considerados os melhores em termos de melhor custo x benefício, uma vez que são até 40% mais baratos do que os móveis feitos com outras madeiras.

3 – Sustentabilidade

Se engana quem pensa que o ganho ambiental com o uso das madeiras derivadas de reflorestamento está somente na preservação das florestas. O pinus plantado para fins comerciais, diminui a emissão de dióxido de carbono no meio ambiente. A emissão de carbono, desde a plantação do pinus até a entrega para o consumidor final, é baixíssima!

O reflorestamento, quando é feito em locais de encostas, também ajuda a impedir o deslizamento de terra e evita a erosão do solo.

De forma geral é madeira certificada é mais sustentável que outras matérias-primas, como aço e plástico, por exemplo. Além disso, as árvores plantadas são com intuito de atenderem o setor moveleiro.

Por tanto, possuem a mesma qualidade de madeiras extremamente nobre utilizadas no passado e com maior controle, menor desperdício.

A madeira de reflorestamento é menos agressiva na hora do descarte, se decompondo mais facilmente e oferecendo inúmeras formas de reaproveitamento.

Independente do ambiente que se pretende decorar, os móveis de madeira são bem-vindos. Desde cômodos mais reservados, como quartos, escritórios e salas, até as áreas sociais da casa, como a cozinha, o espaço gourmet, a sala de jantar e as varandas.

4 – Podem ser usados em todos os ambientes

Uma casa mobiliada com elementos de madeira é mais aconchegante, transmite a boa energia da natureza e tem uma atmosfera especial. Madeira é sinônimo de acolhimento, conforto e praticidade, seja na mesa de centro e no rack para TV, no guarda-roupas do casal, no berço do bebê e na cristaleira, o material dá um toque vintage e todo especial à casa e ao escritório.

5 – O requinte da decoração

Para quem não abre mão da sofisticação, sem perder os traços da contemporaneidade, o uso da madeira nos móveis são garantia do requinte na decoração. Isso, independe da localidade do imóvel, seja ele na cidade ou no campo, em casas, apartamentos e imóveis comerciais.

Uma casa de campo com a decoração de móveis de madeira garantirá uma decoração rústica, harmonizada com a natureza, transmitindo simplicidade e aconchego histórico, ideal para quem quer transmitir um aspecto acolhedor de forma visual.

6 – Permite fácil combinação de cores

Os móveis de madeira são versáteis na decoração. Eles podem harmonizar perfeitamente com cores neutras ou vibrantes. Também podem ser usados com variedades de cores, garantindo um ambiente alegre e exuberante.

Na composição das cores, flores coloridas, almofadas, cortinas, vasos e peças decorativas entrelaçam-se nas combinações.

7 – Manutenção simples e prática

A manutenção do móvel de madeira, em geral, não requer muitos cuidados, basta usar um pano seco para retirar a poeira. Fora esse cuidado que deve ser feito com mais frequência, depois disso, deve-se passar uma camada fina de verniz sobre a madeira e após alguns anos de uso — principalmente se o móvel ficar em uma área com exposição solar.

8 – A madeira é atemporal

Sai ano e entra ano e os móveis de madeira continuam em alta, ou seja, não ficam demodê. As décadas passam e os móveis de madeira podem ser utilizados sem medo de desvalorização. Ao contrário, quanto mais antigo for um móvel feito de madeira, mais valor sentimental ele possui, mais histórias terá para se contar com esse móvel.

9 – Peças únicas e exclusivas

Um dos benefícios encontrados nos móveis de madeiras produzidos de maneira artesanal é o privilégio de se ter uma peça exclusiva. Por que sejam fabricadas mais de uma peça pelo mesmo profissional, por não serem feitas em escala industrial, elas possuem características únicas.

10 – Versatilidade nas combinações de estilos decorativos

A última vantagem que separamos para você é a versatilidade que a madeira nos proporciona nas combinações de estilos decorativos. Quer seja um ambiente extremamente moderno e com elementos de estilo industrial e harmonizando cimento e ferro e ou um estilo mais escandinavo em tons claros, a madeira sempre será um elemento de fácil harmonização para diversos gostos.

E ai? Gostou das 10 vantagens dos móveis de madeira? Portanto, confira os diversos móveis e as novidades na BV Magazine.

Quer ver mais móveis de madeira?

Author

Share