CORES QUE COMBINAM COM MÓVEIS DE MADEIRA

Conheça agora as Cores que combinam com móveis de madeira.

Que os móveis de madeira são a melhor opção de durabilidade, todos sabem. Mas o que muitos ainda têm dúvidas, é de como harmonizar a decoração em um ambiente com móveis de madeira.

Então vamos começar as dicas nesse artigo quebrando os paradigmas de muitos: você pode ter todos os móveis de madeira um cômodo e ainda assim ter um ambiente extremamente despojado.

Mas para aqueles que preferem apostar nos estilos modernos, industriais ou até mesmo minimalistas, a madeira pode entrar em menor proporção, ou até mesmo como uma peça única.

Certamente as dicas desse artigo é para que você entenda de uma vez por todas que a madeira é um elemento coringa em qualquer modelo de decoração. E as cores usadas junto a esse elemento, dirão muito sobre a sua personalidade e aquilo que você almeja transmitir para as pessoas que frequentarem esse ambiente.

A característica rústica dos móveis de madeira

Certamente a madeira pode ser usada em ambientes contemporâneos, onde o que predomina são as cores neutras e claras (por exemplo o branco e gelo e nude e areia), mas também pode ser usado em um ambiente mais modernizado de característica industrial, contrastando com elementos como o concreto ou ferro.

Quando o dono da casa é extremamente organizado e minimalista, onde o menos é mais, a madeira ganha destaque nos móveis organizadores, como por exemplo nas estantes com portas, cômodas e armários embutidos.

Mas se a ideia é criar um estilo retrô, misturando os objetos modernos com um designer que remete aos velhos tempos, vale a aplicação da madeira em vários mobiliários.

A madeira nos traz à lembrança os elementos da natureza. Um ambiente com móveis de madeira possui características marcantes de estações mais amenas, por outro lado o outono e o inverno, trazem a energia aconchegante do sol da manhã e do vento que corre nos campos.

Leia também: As Vantagens dos Móveis de Madeira

No entanto muito ao contrário do que as pessoas pensam, a madeira pode sim, ser um elemento de extremo conforto, quando utilizada com outros materiais que deixam o local ainda mais charmoso: estou falando das almofadas e das capas e dos chalés e de inúmeros objetos de tecido que você pode utilizar com a madeira.

Ok, mas o nosso objetivo aqui é falar sobre as cores. Mas que cores podem ser usada em um cômodo com móveis de madeira? Como eu disse, em suma tudo depende da sua personalidade e daquilo que quer transmitir aos outros.

Confira algumas dicas.

Você tem um estilo conservador? Aposte nos tons terrosos.

Mas se você é uma pessoa de estilo conservador, que prefere não usar muitas cores ou mas também tem medo de errar, em primeiro lugar aposte nos tons terrosos. Se você quer demonstrar um ar de respeito e imponência, abuse dos tons amadeirados.

Você pode usar diversas tonalidades da paleta de marrons e manter o ambiente com um perfil monocromático. Mas lembre-se, poderá ser entediante manter-se o tempo todo em um local extremamente conservador.

Da mesma forma leia também: Eu quero uma casa no campo

Mas se isso ocorrer, aposte em pontos de cores vibrantes. Pode ser uma peça como um vaso colorido no centro da sala e algumas almofadas de cores vibrantes, ou até mesmo uma parede com uma cor diferente do habitual.

Na mesma linha agora vamos entender um pouquinho sobre as cores que combinam com móveis de madeira?

Quer dar um ar de modernidade ao ambiente? Escolha uma cor vibrante.

Por tanto, conheça a seguir as cores que combinam com móveis de madeira:

Amarelo

O amarelo é sem dúvida uma das cores mais energizante, lembra sol e claridade e agilidade e disposição e alegria. Quer deixar o ambiente mais alegre? Use o amarelo. Você não precisa apostar em muitos pontos para trazer essa energia, basta focar em um ou dois pontos e já terá um efeito marcante. Por exemplo, na sala use uma peça de decoração e algumas almofadas em tons amarelos.

Azul

O azul é a cor da serenidade, da tranquilidade, do relaxamento. É uma cor excelente para contrastar com os móveis de madeira no quarto. Aposte em um cobre leito e capas para os travesseiros em tons de azul. Use peças decorativas também nesse tom. Da mesmo forma que pintar uma parede de azul-claro pode trazer-lhe boas experiências de relaxamento.

Vermelho

O vermelho é a cor do amor, a cor dos casais apaixonados. Essa cor traz sensualidade ao ambiente, é uma cor que lembra momentos marcantes e picantes. Ótima opção para os casais que gostam de passar tempos juntos cozinhando e tomando uma taça de vinho. Aliás, peças vermelhas contrastam muito bem com uma adega de madeira.

Verde

A cor da esperança, do bem-estar, da saúde e do equilíbrio. Ótima opção para áreas de lazer ou aquele espaço no seu jardim próprio para meditação. As plantas podem trazer o verde da decoração com um belíssimo jogo de bancos de madeira, cadeiras e mesa de centro para varandas.

Laranja

Quer uma cor que te traga criatividade e prosperidade? Aposte no laranja. Ótima escolha para escritórios e salas de estudo. Uma cadeira laranja contrasta muito bem com uma bancada de trabalho de madeira.

Que tal fazer uma combinação de cores?

Mas se você pensa que só poderá usar uma cor em cada ambiente com móveis de madeira, está errado. Você pode combinar várias cores com a madeira. Que tal associar o azul com o verde no quarto? Posteriormente o laranja com o amarelo na sala? Ou ainda o vermelho com o tom do romantismo, o rosa?

Já pensou em misturar estampas com o amadeirado?

Sim, as cores não precisam ser lisas para serem contrastadas com a madeira por exemplo . O mais importante é que você pode usar diversos formatos e estampas para diversificar a decoração. Inclusive, você pode usar misturas de estampas em um mesmo ambiente.

Estampas étnicas

As estampas étnicas são desenhos estampados em tecidos, objetos e acessórios que remete a uma certa etnia, ou seja, a cultura de um povo. Pode ser o azulejo português em um espaço gourmet, contracenando com banquetas de madeira; ou um cesto colorido de etnia indígena em um espaço da sala, contracenando com uma mesa de canto de madeira.

Leia também: MÓVEIS COM AZULEJOS | DO CLÁSSICO AO MODERNO

Poá e listados

Que tal apostar nas bolinhas dos anos 50, ou nas listas verticais e horizontais? Opções de decoração para tecidos e objetos específicos em ambientes com móveis de madeira. Mas lembre-se, acima de tudo lembre-se menos é mais!

Animal print

As estampas de animal print são incríveis para harmonizar com a madeira. Estampas de onça, de zebra, de pele de cobra, tudo sintético é claro! Essas estampas trarão a natureza ainda mais em evidência com seus móveis de madeira.

Conclusão

Para resumir, não existe uma regra que defina quais são as cores certas para se usar com os móveis de madeira, vai do seu gosto e principalmente do bom-senso. Vale mais um ambiente alegre, porém, com poucos pontos de luzes coloridas, do que um ambiente extremamente monocromático na madeira.

Use as cores que combinam com móveis de madeira a seu favor!

Aqui na Bv Magazine você encontra diversos modelos de móveis de madeira , garantia de praticidade e maior durabilidade à seus pertences. Toque no botão abaixo e confira.

Author

Share