As cadeiras coloridas estão cada vez mais presentes nos projetos decorativos, de tal forma que até mesmo o BBB 22 aderiu à ideia. E você, gosta desse modelo de cadeira e sabe como usá-las?

Cadeiras coloridas estão cada vez mais presentes em projetos decorativos! Com toda a certeza, o colorido traz alegria e modernidade para diferentes ambientes, ao mesmo tempo que o móvel traz conforto aos usuários.

Se você está planejando decorar ou redecorar um ambiente usando cadeiras modernas, certamente encontrará nessa tendência colorida, os elementos propícios para deixar seu espaço ainda mais moderno.

O queridinho da vez é o modelo Eames Eiffel, de polipropileno. Com designer moderno e inovador, a cadeira contrapõe uma mistura de matérias, como, por exemplo, o plástico no assento, o ferro na estrutura e a madeira nos pés.

Por mais famosa que seja, é comum encontrar quem não conheça a cadeira Eames Eiffel. Em resumo, essa cadeira foi desenvolvida pelo casal Charles e Ray Eames. A princípio, os dois designers,  queriam contribuir de forma impactante com o universo da decoração e em 1948 criaram a cadeira Eames Eiffel.

Surpreendentemente, a cadeira inovadora se tornou uma das peças de design mais conhecidas do mundo. Atualmente, no Brasil essa cadeira passou a ser observada de uma forma inusitada e inesperadamente se tornou um coringa da decoração contemporânea. Inclusive é vista com frequência em programas televisivos, como o BBB 22.

Charles e Ray Eames escolheram o nome da peça “Eames Eiffel” inspirado na famosa torre francesa, por causa do emaranhado em metal dos pés. O casal, ganhou fama com a criação de outros móveis inovadores, minimalistas e dinâmicos. No entanto, a cadeira Eames Eiffel, com toda a certeza, é uma das peças de maior reconhecimento no mundo do designer de móveis e decorações.

Que tal conhecer um pouquinho sobre a história por trás da criação da cadeira Eames Eiffel?

A cadeira foi idealizada para o Concurso Internacional de Design de Móveis de Baixo Custo, em 1948. Embora não tenha vencido a disputa, o móvel se tornou referência de modernidade, passando a ser copiada por muitos fabricantes e servindo inclusive de inspiração para outros designers. 

Lançada inicialmente nas cores bege, marrom e cinza, a mobília ganhou novas cores, vibrantes e alegres, como, por exemplo, o verde, o amarelo e o vermelho.

Características da cadeira Eames Eiffel

Uma característica marcante da cadeira Eames Eiffel é o seu designer, onde o encosto e o assento são feitos em uma única peça. O material de destaque é o propileno, um tipo de plástico e as pernas são feitas com madeira, interligadas por uma estrutura metálica.

Como usar as cadeiras Eames Eiffel?

Cadeira branca: Inegavelmente a cadeira Eames Eiffel branca é a mais popular e clássica. Justamente por sua característica sóbria, a cadeira branca pode ser usada em qualquer cômodo e de qualquer modo. Independente da decoração escolhida no ambiente, a cadeira branca pode ser adequada, sem medo.

Clique aqui para conhecer a cadeira Eames Eiffel branca.

Cadeira preta: Igualmente, a cadeira Eames Eiffel preta é muito popular e chama a atenção pela sobriedade. Entretanto, um cuidado adicional deve ser considerado na escolha dessa peça. Por vezes, os móveis pretos, em geral, podem sobrecarregar o ambiente, tornando a decoração exagerada. Assim, escolha as cadeiras Eames Eiffel preta em ambientes de transição, como bancadas que também funcionam como divisória ou até mesmo como uma peça isolada, por exemplo, uma cadeira de escrivaninha. Dessa forma, o apelo estético da cadeira Eames Eiffel preta será percebido, mas sem que o ambiente fique carregado.

Clique aqui para conhecer a cadeira Eames Eiffel preta.

Cadeira amarela: Em contrapartida, a cadeira Eames Eiffel amarela é a mais chamativa e alegre disponível. Portanto, é adequado usá-la como um elemento de contraste no ambiente escolhido. Veja um exemplo, se seu quarto possui uma decoração neutra, com cores pastéis e sem muita ousadia, a cadeira amarela garantirá um destaque especial sem exageros. Nesse sentido, você garante um aspecto moderno na decoração.

Clique aqui para conhecer a cadeira Eames Eiffel amarela.

Não é apenas uma cadeira! É uma peça diferenciada de decoração!

À primeira vista, a cadeira Eames Eiffel pode ser percebida simplesmente como um móvel de assento. Essa ideia é inevitável: se você está precisando de uma cadeira, porque não escolher a Eames Eiffel?

No entanto, a cadeira Eames Eiffel possui uma missão impactante em seu designer, o que a torna um mobiliário diferenciado. Independente do local onde ela será utilizada e da decoração escolhida, a cadeira Eames Eiffel quebra um padrão, trazendo um conceito moderno ao ambiente.

Para isso, não há necessidade de muitas peças, basta uma cadeira para quebrar um padrão tradicional de decoração e trazer uma proposta mais arrojada.

Quer aprender um pouco mais sobre decoração? Leia também: Como a decoração afeta o nosso humor.

Onde usar as cadeiras coloridas?

Mesa de Jantar: pretas ou brancas, a proposta decorativa usando as cadeiras Eames Eiffel trará sobriedade ao local. No entanto, se o objetivo é trazer um contraste alegre, não tenha medo de usar cadeiras amarelas. Para isso, aposte em paredes claras e em decorações minimalistas.
Na cozinha: caso a escolha seja por cadeiras amarelas, aposte também em pontos amarelos em sua decoração. Por exemplo, use uma peça decorativa amarela na bancada. Mas se a escolha for por cadeiras pretas ou brancas, abuse dos contrastes coloridos.
No escritório: Mesmo sendo um ambiente mais sério, você pode usar cadeiras coloridas em seu escritório, principalmente se for um ambiente pequeno. Você pode usar almofadas para tornar o assento mais confortável em seu período de trabalho.

Curtiu as dicas? Que tal aderir a moda do BBB 22 e apostar nas cadeiras Eames Eiffel? Leia também: Cinco móveis para quem mora sozinho

Author

Share