Início Decoração O QUE COLOCAR NA CRISTALEIRA?

O QUE COLOCAR NA CRISTALEIRA?

Você sabe O QUE COLOCAR NA CRISTALEIRA?

Embora a palavra tenha como origem o “cristal”, a cristaleira tornou-se um mobiliário moderno e que pode ser utilizado para inúmeras funções. O que você acha de incrementar a decoração do seu ambiente com um móvel requintando como uma cristaleira?

Se você gosta de peças delicadas, fique ligado nas dicas desse artigo para agregar modernidade, estilo e primor ao seu espaço.

Conta-se que a primeira cristaleira foi criada para atender uma encomenda de Maria I na Inglaterra no século XVII. O objetivo era guardar suas louças de origem Holandesa, com isso a peça virou sinônimo de luxo e poder. O que muitos não sabem é que mesmo sendo um móvel cujo intuito original é de guardar louças e peças de cristal, a cristaleira pode ser utilizada para várias aplicabilidades. Mas tudo irá depender do cômodo em que será usada.

Então vamos entender um pouquinho sobre o assunto?

1 – Depende do cômodo em que ela será colocada

A cristaleira é um móvel que pode ser usado em diversos cômodos. Nesse artigo, você poderá conferir dicas de aplicabilidade para cada cômodo ou espaço desejado. Acima de tudo a ideia é que o móvel seja adaptado para atender as necessidades do local em que está inserido.

Assim, nada impede que ele sirva para guardar uma coleção de discos ou CDs na sala, uma relíquia de livros no escritório, ou organizar os cosméticos de um salão de beleza.

Não se trata de um móvel que só possa ser usado para taças de cristal. É um mobiliário versátil que pode ser usado como peça decorativa do ambiente mas também como organizador de vários pertences.

2 – Evidencie as peças delicadas

De algo estamos verdadeiramente certos: não dá para guardar qualquer coisa, de qualquer maneira em uma cristaleira, é preciso ter um critério e evidenciar as peças delicadas.

A cristaleira, por si só é um mobiliário de requinte e imprime delicadeza ao local. Portanto, em primeiro lugar você deve pensar criteriosamente no que pode guardar em sua cristaleira, principalmente se ela seguir o padrão de portas de vidro, onde tudo fica a mostra.

O ideal é evidenciar as peças delicadas, ou seja, se você pretende guardar uma coleção de relíquias, por exemplo, evidencie as peças de maior apego sentimental ou valor comercial. Se a ideia for guardar louças, organize de forma que as peças mais sofisticadas fiquem em evidência. Acima de tudo lembre-se que para a elegância, o menos é mais.

3 – Peças históricas e de valor sentimental

Seja na sala, na copa ou em um escritório, a cristaleira é uma excelente opção de mobiliário para evidenciar uma coleção de peças históricas e valor sentimental. Como, por exemplo, uma coleção de peças adquiridas em viagens de família, o móvel deixará em evidência as lembranças boas de cada momento.

Leia também: Como usar baús de madeira na decoração.

4 – Louças de cozinha

As louças mais finas, como conjunto de chás, coleções de copos para cada bebida, taças, doceiras, e peças de vidro e cristal utilizadas no aparador de alimentos, são boas opções para serem guardadas na cristaleira.

Conjuntos de faqueiro, também são ótimas referências para cristaleiras, assim como os aparelhos de jantar e petisqueiras e jarras e bomboniere e queijeiras de vidro e travessas de cristal e jarras.

5 – Taças e peças de cristal ou vidro

As taças são peças clássicas para se guardar em cristaleiras. Para quem ama e coleciona modelos diversificados de taças, organizá-las a mostra na cristaleira valorizará ainda mais o seu hobby.

Desde as taças para água e taças para vinho tinto e vinho branco e do porto e licor e espumante e champanhe e martíni e coqueteeis e conhaque e margarita e até os copos long drink e on the rocks e langers.

Imagem meramente ilustrativa

6 – Garrafas de bebidas

Mas onde tem copo, tem bebida, certo? Que tal acomodar as suas garrafas de bebidas na cristaleira? Uma dica importante é observar se a cristaleira possui acomodação horizontal própria para vinhos. As garrafas da maioria dos destilados podem ser armazenadas na posição vertical, basta organizá-las de forma harmoniosa, geralmente nas últimas prateleiras da cristaleira.

Leia também: Para os amantes de vinho: dicas de como armazenar o vinho em casa

7 – No closet

No closet: use para toalhas de banho, cosméticos e produtos de higiene pessoal

Há quem pense que uma cristaleira só deva ser usada para utensílios de cozinha, mas no entanto, a versatilidade do móvel te permite criar um ambiente acolhedor e moderno para guardar toalhas de banho e apetrechos como velas e especiarias destinadas a um banho relaxante.

Perfumes por exemplo também são ótimas escolhas para se guardar em cristaleiras, tendo em vista que precisam ficar em locais mais acomodados, longe da luz. O mesmo vale para outros cosméticos de uso diário.

Além disso você também pode guardar nesse móvel a sua coleção de relógios e óculos de sol?

8 – No escritório: use para colocar peças decorativas, livros de maior apego e utensílios para a hora do cafezinho

Que tal um baleiro em evidência para seus clientes, uma bomboniere e um conjunto de chá? Você pode utilizá-lo para expor sua coleção de enciclopédias ou livros específicos de sua área de formação.

Na mesma linha leia também: DICAS PARA MONTAR UM HOME OFFICE IDEAL

9 – No ambiente gourmet: dê evidencias para peças que harmonizam com a decoração do ambiente

No ambiente gourmet é preciso ficar atento ao modelo de decoração escolhido. Portanto Se sua decoração é moderna, use utensílios que agreguem mais modernidade ao ambiente. Mas se você é daqueles que gostam de uma decoração rústica, certamente uma cristaleira de madeira poderá compor uma decoração aconchegante.

Uma coleção de copos em vários estilos como langer e weizen e pokal e tulipa, deixarão seus convidados “salivando” para aquela cerveja gelada.

10 – No quarto das crianças

Guardar o enxoval do bebê em uma cristaleira deixará o quartinho do seu bebê ainda mais gracioso. Você pode evidenciar os sapatinhos e os bichos de pelúcia, garantindo-os que fiquem fechados na cristaleira, diminuindo a quantidade de ácaros.

11 – Uma peça encantadora no jardim

Por fim, já pensou em deixar o seu jardim ainda mais encantador? Deixe uma cristaleira aberta com muitas suculentas. Certamente atrairá os olhares de todos.

Leia também: Jardim, traga a natureza para sua casa

Enfim, a cristaleira é um móvel elegante com inúmeras possibilidades de utilização. Acima de tudo abuse de sua criatividade e pense em algo de valor sentimental para acomodar nesse mobiliário. Você estará transmitindo a real importância desse mobiliário: o requinte.

Gostou das dicas? Então fique ligado nos próximos artigos!

 O mais importante é que a cristaleira dos seus sonhos pode estar aqui! A BV Magazine tem as melhores opções de móveis para a sua casa. Acesse abaixo e confira

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui